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dc.contributor.authorMeirinho, Bruno César Deschampspt_BR
dc.contributor.otherKozicki, Katyapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Ciencias Juridicas. Curso de Graduação em Direitopt_BR
dc.date.accessioned2013-07-02T13:05:57Z
dc.date.available2013-07-02T13:05:57Z
dc.date.issued2013-07-02
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/30827
dc.description.abstractA partir de uma leitura sobre a ordem econômica do final do século XX, aqui entendida como ordem neoliberal global,o presente trabalho busca caracterizar as políticas educacionais brasileiras a partir da década de 90 e suas conseqüências para o ensino jurídico, abordando os aspectos jurídicos envolvidos e a regulamentação administrativa da oferta. Em especial, faço a análise das iniciativas governamentais para a educação a partir do Plano Nacional de Educação, da Desvinculação das Receitas da União, da Reforma Universitária e do PROUNI. Os marcos desta leitura tratam da precarização do trabalho docente, da privatização e da oferta e do conteúdo restrito ao direito do consumidor presente nas regulamentações existentes, o que se coloca em oposição à proposta de educação enquanto direito social. Com base em dados quantitativos, busco demonstrar a ocorrência de uma severa hegemonia do setor privado na educação superior brasileira, identificando algumas possíveis conseqüências para a questão da qualidade,da diversidade da oferta e da democracia no acesso.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação e Estado - Brasilpt_BR
dc.subjectPoliticas publicaspt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectReforma universitariapt_BR
dc.titleA política educacional brasileira a partir anos 90 e as conseqüências para o ensino jurídicopt_BR
dc.typeMonografia Graduaçãopt_BR


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