Matriz de competência docente em administração em enfermagem
Abstract
Resumo: O ensino superior de Enfermagem vem passando por transformações na última década, e em especial com a expansão e aberturas de novos cursos de graduação no país. Frente a essas mudanças do cenário externo, faz-se necessário refletir como o docente desenvolve sua prática pedagógica, considerando que ele é parte integrante na formação do enfermeiro, ao empregar competências necessárias e desejáveis no processo ensino-aprendizagem. O presente trabalho delimitou a área Administração em Enfermagem, por estar inserida na prática profissional do enfermeiro, com a finalidade premissa da organização da assistência. Os objetivos desse estudo foram validar uma lista de competências docentes em Administração em Enfermagem e construir uma matriz de competências docentes em Administração em Enfermagem. Trata-se de um estudo metodológico de abordagem quantitativa, A coleta de dados realizou-se no período de setembro a novembro de 2012 e a técnica delphi foi escolhida para coleta dos dados online, com vinte e dois docentes de Enfermagem. Os resultados apontam a validação da lista final com vinte e nove itens do instrumento e delineiam como domínios as competências técnica, acadêmica, didático-pedagógica e ético-política. A concordância geral do trabalho apresentou um alfa de Cronbach (?) de 92,14%, evidenciando forte consistência positiva para os itens validados.
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