• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016045P7 Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016045P7 Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Matriz de competência docente em administração em enfermagem

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - RICIANA DO CARMO CALIXTO.pdf (1.074Mb)
    Date
    2013-08-08
    Author
    Calixto, Riciana do Carmo
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Dissertações
    Docentes
    Competência profissional
    Enfermagem
    Serviços de enfermagem - Administração
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: O ensino superior de Enfermagem vem passando por transformações na última década, e em especial com a expansão e aberturas de novos cursos de graduação no país. Frente a essas mudanças do cenário externo, faz-se necessário refletir como o docente desenvolve sua prática pedagógica, considerando que ele é parte integrante na formação do enfermeiro, ao empregar competências necessárias e desejáveis no processo ensino-aprendizagem. O presente trabalho delimitou a área Administração em Enfermagem, por estar inserida na prática profissional do enfermeiro, com a finalidade premissa da organização da assistência. Os objetivos desse estudo foram validar uma lista de competências docentes em Administração em Enfermagem e construir uma matriz de competências docentes em Administração em Enfermagem. Trata-se de um estudo metodológico de abordagem quantitativa, A coleta de dados realizou-se no período de setembro a novembro de 2012 e a técnica delphi foi escolhida para coleta dos dados online, com vinte e dois docentes de Enfermagem. Os resultados apontam a validação da lista final com vinte e nove itens do instrumento e delineiam como domínios as competências técnica, acadêmica, didático-pedagógica e ético-política. A concordância geral do trabalho apresentou um alfa de Cronbach (?) de 92,14%, evidenciando forte consistência positiva para os itens validados.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/30668
    Collections
    • Dissertações [329]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV