Os saberes docentes na formação de professores : o caso do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) subprojeto química/UFPR - 2010/2012
Date
2013Author
Tobaldini, Bárbara Grace
Metadata
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Formação de professoresPolítica pública
Educação e Estado
Teses
Matemática
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DissertaçãoAbstract
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar quais os Saberes Docentes foram elaborados pelos Bolsistas de Iniciação a Docência que participaram do PIBID/ Subprojeto Química no período correspondente a Abril de 2010 a Abril de 2012. Para desenvolver esta investigação, foi necessário relacionar a formação de professores com as políticas educacionais, já que o PIBID é um programa de âmbito nacional e que vem se expandindo no país, bem como, analisar os Saberes Docentes para a formação de professores a partir de autores como Carvalho e Gil-Pérez (2001); Gauthier et al., (2006) e Tardif (2010).Para contemplar o objetivo desta investigação, foram selecionados 12 Bolsistas de Iniciação à Docência, separados em dois grupos, com seis bolsistas cada. Um dos grupos reúne os bolsistas que ao ingressarem no Subprojeto já possuíam certa experiência com a docência, enquanto que o outro grupo foi formado pelos bolsistas que tiveram o primeiro contato com a sala de aula, e professores, a partir do Subprojeto. Para constituir o corpus da pesquisa, analisaram-se dois instrumentos: o diário de pesquisa e a entrevista, ambos, relatavam as experiências vivenciadas pelos bolsistas a partir da prática escolar, como também, as atividades realizadas pelo Subprojeto na Universidade. Os instrumentos foram analisados com base na Analise Textual Discursiva, e possibilitaram identificar a elaboração de quatro Saberes Docentes, sendo eles: Saber Fazer Docente, Saber de Formação e Saber Relacionar-se e Saber Pessoal. Os três primeiros saberes docentes, foram elaborados pelos dois grupos de bolsistas e o Saber Pessoal, apenas pelo grupo de bolsistas sem experiência. Embora, os dois grupos apresentem três saberes docentes iguais, a maneira como eles foram elaborados foi distinta, pois o fato de ter ou não uma experiência prévia com a docência, influenciou na maneira como articularam, observaram e vivenciaram a prática escolar. A partir da identificação dos Saberes Docentes foi possível verificar a aproximação desses com a aprendizagem sobre a docência e inferir sobre os possíveis impactos desse Subprojeto, tanto para as escolas de educação básica, quanto para a formação dos futuros professores. Abstract: This trial aims at investigating which teachers' knowledge activities were prepared by scholarship students from the Introduction to Teaching, who attended PIBID/ a Chemistry subproject related to the 2010-2012. Thus, in order to develop this research, it was essential to relate the teachers' background with educational policies since PIBID is a nationwide program and has been expanding in Brazil. Teachers' Knowledge activities were also analyzed for the teachers' background according to authors like Carvalho and Gil-Pérez (2001), Gauthier et al., (2006) and Tardif (2010). So, twelve scholarship students from the Introduction to Teaching were selected to comply with this research. They were separated into two groups, each with six scholars. One group gathered scholars that, by taking part of this Subproject, had already some experience on teaching, while the second group was formed by scholars who had already had their first contact with the classroom and teachers from this Subproject. To build this research corpus, two instruments were analyzed: the diary of research and interviews, both reported experienced by scholars based on the school practice as well as some activities undertaken by the Subproject in the University. The instruments were analyzed according to the Discursive Textual Analysis that could identify the development of four teachers' knowledge, namely as: Teachers' Know How; Knowledge background; Know how to relate himself and Personal knowledge. The first three teachers' knowledge activities were prepared by two groups of scholars while the Personal Knowledge was prepared by the inexperienced scholars' group. Although both groups have three equal teaching knowledge activities, they showed a different development, because the prior experience with teaching has influenced the way these scholars articulated, observed and experienced the school practice. Based on Teachers' Knowledge identification, it was observed some approaching of those ones with learning regarding teaching and it was also inferred about the possible impacts of this Subproject, for both elementary education schools and the future teachers' background.
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