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dc.contributor.authorVieira, Carolina Decontopt_BR
dc.contributor.otherSahr, Wolf Dietrich Gustav Johannespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias da Terra. Programa de Pós-Graduaçao em Geografiapt_BR
dc.date.accessioned2013-06-20T19:04:39Z
dc.date.available2013-06-20T19:04:39Z
dc.date.issued2013-06-20
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/30587
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem por objetivo identificar o papel da Sinfonia n. 09 (from the New World) de Antonin Dvorak na construção da identidade nacional dos Estados Unidos. Para isto, analisou-se a sinfonia tanto em seu aspecto extramusical, isto é, aspectos que não têm relação com a música - contexto histórico, biografia do autor, situação política dos EUA - quanto em seu aspecto intramusical, que consiste na análise dos quatro movimentos da sinfonia em separado. Para contextualizar esta análise, foi feita uma análise sobre o papel do nacionalismo na política e sociedade, bem como do romantismo enquanto forma de arte engajada nestas construções nacionais. Sob o aporte da geografia cultural, buscou-se construir uma metodologia baseada na perspectiva de espacialidade múltipla, a qual permite que a música seja detentora de espacialidades a ser exploradas. Tal pesquisa, contudo, não excluiu o pensamento crítico sobre música e cultura, pois percebeu-se que estes podem, também, ser instrumentos políticos para forjar identidades que, muitas vezes, não existem e são impostas através de relações de poder.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectHarmonia (Musica)pt_BR
dc.subjectRomantismo na musicapt_BR
dc.subjectMúsica e geografiapt_BR
dc.subjectEstados Unidos - Politica culturalpt_BR
dc.titleO diálogo entre espaço e música na geografiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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