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dc.contributor.authorAlano, Morgana do Amaralpt_BR
dc.contributor.otherSilva, Danielle Mantovani Lucena dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Administraçaopt_BR
dc.date.accessioned2013-06-20T15:49:48Z
dc.date.available2013-06-20T15:49:48Z
dc.date.issued2013-06-20
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/30572
dc.description.abstractResumo: Observa-se na literatura do comportamento do consumidor estudos acerca do mind-set de implementação, seja em situações onde uma primeira compra desencadeia o mind-set de implementação e favorece compras sequenciais, como no estudo sobre o shopping momentum effect (DHAR, HIBER & KHAN, 2007) ou ainda em situações em que o processo de escolha é suficiente para gerar o mind-set de implementação e favorecer compras sequenciais não relacionadas (XU & WYER, 2007). Há estudos também que versam sobre a ruptura de estoque e as diversas respostas do consumidor, seja por mudança de loja, mudança na marca do produto, compra de produtos substitutos, adiamento ou desistência da compra. Dentro deste quadro teórico, esta dissertação objetiva verificar se o processo de escolha de alternativas de compra, mesmo que não efetivada, por indisponibilidade do produto, sustenta o mind-set de implementação para compras sequenciais de produtos não relacionados e de baixo envolvimento. Com vistas a atender o proposto para o estudo, foi utilizada a metodologia experimental, sendo elaborados dois experimentos precedidos de um pré-teste. O primeiro experimento (n=112), do tipo single factor between subjects desing, 2 (primeira compra: (efetivada vs. não efetivada por indisponibilidade do produto) por 1 (semelhante intenção de realizar uma segunda compra não relacionada e de baixo envolvimento), foi aplicado com o intuito de testar a hipótese de pesquisa proposta. Constatou-se que o mind-set de implementação sustentou-se de forma equivalente para os participantes que realizaram uma primeira compra e para aqueles que não puderam fazê-la por indisponibilidade de estoque do produto. Desta maneira, o experimento 2 (n=91) foi elaborado com o objetivo de reforçar os achados do primeiro experimento, e para tanto adotou também o mesmo design. Logo, os resultados de ambos experimentos confirmam a hipótese de pesquisa, de que o mind-set de implementação mantém a mesma intenção de compra para um segundo produto (não relacionado ao primeiro) tanto para consumidores que efetivem quanto para aqueles que não efetivem a primeira compra. Assim, a principal contribuição teórica deste estudo está em abordar a sustentação do mind-set de implementação em compras sequenciais não relacionadas e de baixo envolvimento, frente uma situação de ruptura, ou indisponibilidade de estoque do produto.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.titleRelação entre o mind-set de implementação e indisponibilidade de produto no comportamento de compra de produtos não relacionadospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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