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    Relação entre o mind-set de implementação e indisponibilidade de produto no comportamento de compra de produtos não relacionados

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    R - D - MORGANA DO AMARAL ALANO.pdf (1.522Mb)
    Date
    2013-06-20
    Author
    Alano, Morgana do Amaral
    Metadata
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    Subject
    Dissertações
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: Observa-se na literatura do comportamento do consumidor estudos acerca do mind-set de implementação, seja em situações onde uma primeira compra desencadeia o mind-set de implementação e favorece compras sequenciais, como no estudo sobre o shopping momentum effect (DHAR, HIBER & KHAN, 2007) ou ainda em situações em que o processo de escolha é suficiente para gerar o mind-set de implementação e favorecer compras sequenciais não relacionadas (XU & WYER, 2007). Há estudos também que versam sobre a ruptura de estoque e as diversas respostas do consumidor, seja por mudança de loja, mudança na marca do produto, compra de produtos substitutos, adiamento ou desistência da compra. Dentro deste quadro teórico, esta dissertação objetiva verificar se o processo de escolha de alternativas de compra, mesmo que não efetivada, por indisponibilidade do produto, sustenta o mind-set de implementação para compras sequenciais de produtos não relacionados e de baixo envolvimento. Com vistas a atender o proposto para o estudo, foi utilizada a metodologia experimental, sendo elaborados dois experimentos precedidos de um pré-teste. O primeiro experimento (n=112), do tipo single factor between subjects desing, 2 (primeira compra: (efetivada vs. não efetivada por indisponibilidade do produto) por 1 (semelhante intenção de realizar uma segunda compra não relacionada e de baixo envolvimento), foi aplicado com o intuito de testar a hipótese de pesquisa proposta. Constatou-se que o mind-set de implementação sustentou-se de forma equivalente para os participantes que realizaram uma primeira compra e para aqueles que não puderam fazê-la por indisponibilidade de estoque do produto. Desta maneira, o experimento 2 (n=91) foi elaborado com o objetivo de reforçar os achados do primeiro experimento, e para tanto adotou também o mesmo design. Logo, os resultados de ambos experimentos confirmam a hipótese de pesquisa, de que o mind-set de implementação mantém a mesma intenção de compra para um segundo produto (não relacionado ao primeiro) tanto para consumidores que efetivem quanto para aqueles que não efetivem a primeira compra. Assim, a principal contribuição teórica deste estudo está em abordar a sustentação do mind-set de implementação em compras sequenciais não relacionadas e de baixo envolvimento, frente uma situação de ruptura, ou indisponibilidade de estoque do produto.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/30572
    Collections
    • Dissertações [436]

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