Show simple item record

dc.contributor.authorBrito, Poliane de Campospt_BR
dc.contributor.otherCervi, Emerson Urizzipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduaçao em Ciência Políticapt_BR
dc.date.accessioned2013-06-27T18:54:03Z
dc.date.available2013-06-27T18:54:03Z
dc.date.issued2013-06-27
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/30517
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação apresenta uma análise das estratégias discursivas usadas no HGPE e no Twitter pelos candidatos ao Senado Federal do Paraná, em 2010. Para tanto, utiliza-se o método comparativo e a metodologia de análise quantitativa, a fim de encontrar padrões e relações entre recursos e estratégias utilizadas. Pressupõe-se que em cada meio há um uso específico da comunicação política, que depende, fortemente, dos recursos disponíveis. Supõe-se que no Twitter o debate possa ser observado graças à possibilidade de compartilhar e compor conteúdos, de questionar discursos e também por causa da instantaneidade com que os questionamentos e respostas podem acontecer. Quanto à televisão, espera-se encontrar discursos cordiais e conteúdos direcionados, visto que nesse meio não há possibilidade de interação, de resposta imediata. Foram analisados os programas eleitorais e os tweets dos candidatos Gleisi Hoffmann, Gustavo Fruet, Roberto Requião e Ricardo Barros. Em relação à estratégia do discurso, o que se percebe é que os candidatos parecem se sentir mais à vontade no microblog para o uso do argumento político, enquanto no horário de propaganda eleitoral estão preocupados em "não desagradar". No Twitter, no aspecto tema geral, os candidatos usaram estratégias parecidas, dando foco à agenda, apelando ao engajamento do eleitor e formando suas imagens como candidato. Já no HGPE,observa-se que os candidatos se comportam de maneira mais formal e centrada na campanha quando falamos da variável tema no horário gratuito.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.titleEstratégias discursivas no HGPE e twitter dos candidatos do Paraná ao Senado Federal em 2010pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record