Como os fatores culturais afetam as estratégias de internet
Date
2013-06-17Author
Simoes, Bernardo da Frota
Metadata
Show full item recordSubject
Administração de empresasTelefonia celular
Comércio eletrônico
Internet
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
DissertaçãoAbstract
Resumo: Este estudo comparativo de caso teve como objetivo analisar as estratégias de grandes empresas de telefonia celular móvel em relação ao seu projeto de Internet. O trabalho foi realizado com a finalidade de estudar e entender as orientações estratégicas das empresas transnacionais quando estas se deparam com culturas completamente distintas das suas próprias. O setor das Telecomunicações foi o escolhido porque é considerado um setor onde grande número de empresas utilizam a Internet como uma ferramenta de grande importância estratégica para a organização. Por este mesmo motivo, conta com uma infinidade de Sites que realmente funcionam como ferramentas de negócios. O fenômeno foi verificado, em três empresas, sendo que duas são organizações transnacionais estrangeiras e uma organização nacional. Especificamente, pesquisamos qual a influência dos fatores culturais locais na implementação de estratégias de Internet para o mercado brasileiro. Os dados foram coletados através de diversas fontes secundárias e primárias. Após a coleta, estes mesmos dados foram analisados e postos em um pequeno quadro de análise que facilita a compreensão das variáveis pesquisadas, e a sua relação com os objetivos e as perguntas de pesquisa. Para as três empresas pesquisadas, as vendas na Internet podem ser influenciadas pela cultura local. A cultura é o principal determinante dos desejos e do comportamento de uma pessoa e, com a Internet, não seria diferente. Por fim, o estudo concluiu que, embora as estratégias de Internet tenham evoluído muito após a sua popularização, a Internet ainda não pode ser considerada como a "galinha dos ovos de ouro", pois é bem verdade que traz vantagens significativas para a organização, mas por necessitar de grandes investimentos em equipamentos de ponta e profissionais altamente especializados, a Internet ainda é uma ferramenta dispendiosa para a organização que a adota.
Collections
- Teses & Dissertações [5795]