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    Modelagem de equações estruturais aplicada ao estudo de causalidade entre maturidade e processos organizacionais

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    R - D - ADRIANO RODRIGUES DE MELO.pdf (1.251Mb)
    Date
    2013-06-13
    Author
    Melo, Adriano Rodrigues de
    Metadata
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    Subject
    Teses
    Analise fatorial
    Equações
    Analise organizacional
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: Este trabalho faz um estudo das relações entre variáveis associadas à maturidade organizacional e níveis de efetividade de processos empresariais, buscando quantificar quão bem o construto Processo prediz o fator latente Maturidade. Dessa forma é possível identificar quais das variáveis não observáveis pertencentes ao construto tomado como causa (Processo), possui maior influência sobre os efeitos presumidos. Os métodos utilizados para determinar esta relação foram a análise fatorial exploratória e a modelagem de equações estruturais. Os dados utilizados neste trabalho foram cedidos pelo projeto PRONUX (Projeto de Sistema Integrado de Gestão Livre para Micro e Pequenas Empresas) e é composto de uma planilha com 299 observações e 74 variáveis dispostas em dois blocos. Para o primeiro bloco de variáveis, relacionadas a níveis de maturidade, foi conduzida a análise fatorial exploratória com o fito de estabelecer uma estrutura fatorial subjacente, de modo que um construto de ordem superior foi estabelecido. A estrutura fatorial do segundo bloco de variáveis, associadas aos níveis de efetividade dos processos era conhecida, de modo que análises fatoriais confirmatórias foram realizadas a fim de confirmá-la. Os fatores associados aos processos apresentaram boas confiabilidades e validade convergente, já os fatores relacionados à maturidade exibiram boa confiabilidade e validade menos evidente. As relações de causalidade foram investigadas por meio da modelagem de equações estruturais, estimadas pelos métodos de máxima verossimilhança e mínimos quadrados generalizados. Como resultados pôde-se verificar que todos os processos considerados são bons preditores quando avaliados em relações individuais e diretas, sendo o processo Desenvolvimento de Visão e Estratégia o mais significante, seguido do processo Gerência do Atendimento ao Consumidor.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/30483
    Collections
    • Dissertações [221]

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