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dc.contributor.authorVillena, Marcelo Ricardopt_BR
dc.contributor.otherYampolschi, Roseanept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2013-06-20T17:19:07Z
dc.date.available2013-06-20T17:19:07Z
dc.date.issued2013-06-20
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/30453
dc.description.abstractResumo: Este trabalho apresenta a memória do processo compositivo de peças para instrumentos e vozes compostas a partir da escuta de paisagens sonoras somada à reflexão teórica dos aspectos que contribuíram a sua criação. Avalia, sobretudo, os mecanismos de escuta do compositor para "interpretar" as sonoridades do meio ambiente como ponto de partida para uma construção musical dentro de uma ideologia de música experimental. O trabalho foi realizado a partir de experiências de escuta de paisagens sonoras nas cidades de Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e São Paulo. A experiência global de escuta e composição foi acompanhada pela leitura de textos de cunho filosófico (Platão, Aristóteles, Adorno, Benjamin), incorporando também contribuições teóricas da Fenomenologia da Memória, da Escuta Ecológica e da Tradução Intersemiótica. Junto a essas leituras fez-se presente o pensamento e procedimentos dos compositores Luigi Russolo, Jonathan Kramer, Simon Emmerson, John Cage, Steve Reich, Pierre Schaeffer, Helmut Lachenmann, Murray Schafer e Barry Truax. O trabalho, finalmente, abre espaço para a reflexão sobre os possíveis vínculos destas formas de escuta contemporânea com formas de escuta ancestral.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf application/x-zip-compressedpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.titlePaisagens sonoras instrumentaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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