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dc.contributor.authorLima, Humberto Rodrigues dept_BR
dc.contributor.otherKuenzer, Acácia Zeneidapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-05T17:48:23Z
dc.date.available2020-10-05T17:48:23Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/30425
dc.descriptionOrientadora: Drª Acacia Zeneida Kuenzerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/02/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia : fls. 127-132pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa buscou investigar se o curso técnico em nível médio, integrado à educação profissional, ofertado nas Casas Familiares Rurais do Paraná - CFRs, através da Pedagogia da Alternância, contribui para a autonomia do trabalhador do campo no que diz respeito ao domínio do conhecimento e tecnologia, contribuindo para a sua permanência e continuidade enquanto agricultor familiar. Esta pesquisa qualitativa foi desenvolvida em 03 CFRs, distribuídas nas cidades de Santa Maria D'Oeste, Sapopema e Pinhão. Partimos da análise da Pedagogia da Alternância, proposta que nasceu na França num período de crise econômica e conseqüentemente de crise na agricultura. Os jovens filhos de camponeses no sudoeste da França não queriam continuar na escola tradicional que não dialogava com a realidade do campo. Um movimento que envolveu as famílias destes jovens, os sindicatos e a igreja, teve como conseqüência a criação da primeira Maison Familiale Rurale. No Brasil, ela chega nos anos 60, onde os problemas econômicos e sociais e da agricultura se assemelhavam aos problemas vivenciados na França. No Paraná, a pedagogia da alternância chega nos anos 90, na região sudoeste do estado, coordenado pela Arcafar/Sul, associação responsável pela organização e coordenação das CFRs na região Sul do Brasil. No Paraná, atualmente existem 45 CFRs, mantidas através de convênios com o governo federal, estadual e municipais. A maior ação se dá com a Secretaria de Estado da Educação/PR que repassa recursos para contratação dos monitores, cedendo professores da base nacional comum. A análise dos cursos técnicos em agropecuária e agroecologia ofertados, através da Pedagogia da Alternância, nas CFRs pesquisadas, se deu a partir de entrevistas com os alunos egressos, professores, coordenadores, monitores dos cursos, pais de alunos, presidentes das associações das CFRs e os responsáveis na Seed/PR, no período de implantação, utilizamos ainda a análise documental que serviu para subsidiar algumas conclusões. A primeira conclusão é que, embora as CFRs tenham alcançado os objetivos propostos de promover o acesso ao conhecimento relacionando a teoria à prática, vivenciada no período de alternância, possibilitando com isto condições mais efetivas para a permanência dos jovens e suas famílias no campo, a emancipação deste trabalhador, para além do acesso ao conhecimento, se assenta em outras bases políticas e sociais. Uma segunda conclusão é de que à medida que as CFRs ampliam a disponibilização de cursos técnicos de qualidade no campo, mais os gestores públicos protelam a implantação de políticas públicas de oferta de escolarização no campo. A escola por si só não responde a todos os anseios sociais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study sought to investigate if the high school level technician course, integrated into the Professional Education, offered in Family Rural Areas Homes of Paraná-CFRs, through the Pedagogy of Alternating, contributes to the field worker's autonomy, with regard to the knowledge and technology field, contributing to their permanence and continuity while as a familiar agriculturist. This qualitative research was developed in 03 CFRs, distributed in the cities of Santa Maria do Oeste, Sapopema and Pinhão. We started from the analysis of Pedagogy of Alternation, proposal which was born in France at a time of economic crisis and therefore a crisis in agriculture. Young people, children of peasants in Southwest of France didn't want to continue in the traditional school that did not dialogue with the reality of the field.A movement that involved their families, the trade unions and the Church, has had as a consequence the creation of the first Maison Familiaire Rurale. In Brazil, it arrived in the years 60's, where the economic, social and agriculture problems resembled to the problems experienced in France. In Paraná, the Pedagogy of Alternating arrived in the years 90's, in the southwestern region of the State, coordinated by Arcafar/South, the Association responsible for organising and coordinating the CFRs in the southern region of Brazil. In the State of Paraná, there are currently 45 CFRs, maintained through agreements with the federal, State and municipal government.The biggest action happens with the State Department of Education/PR, that transfers resources to recruitment of monitors and supply common national base teachers. The analysis of technical courses in Agriculture and Agroecology offered, through the Pedagogy of Alternating, in the CFRs surveyed, came from interviews with graduating students, teachers, engineers, course monitors, parents of students, Presidents of associations of CFRs and the responsible people in Seed/Pr in deployment period. We used the documental analysis which served to subsidize some conclusions.The first conclusion is that, although the CFRs have achieved the goals of promoting access to knowledge, linking theory to practice, experienced in the period of alternation, thus, most effective conditions for the permanence of the young people and their families in the countryside, the emancipation of this worker, in addition to access to knowledge, sits in other political and social bases. A second conclusion is that to the extent that the CFRs extend the availability of technical courses quality in the field, more the public managers happens the deployment of public policies to provide schooling in the field. The school itself does not respond to all concerns.pt_BR
dc.format.extent140 f. : il., [algumas color]., grafs., maps.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação rural - Paranápt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA pedagogia da alternância nas casas familiares rurais do Paraná : uma possibilidade de integração entre o ensino médio e educação profissionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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