Mostrar registro simples

dc.contributor.authorKlozovski, Marcel Lucianopt_BR
dc.contributor.otherAlmeida, Lauro Brito de, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Contabilidadept_BR
dc.date.accessioned2022-10-18T20:22:25Z
dc.date.available2022-10-18T20:22:25Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/30303
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Lauro Brito de Almeidapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Defesa: Curitiba, 2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia : fls. 81-86pt_BR
dc.description.abstractResumo: A educação à distância, a partir de ambientes virtuais de aprendizagem, ampliou a possibilidade em se estudar numa Instituição de Ensino Superior no Brasil sem a necessidade da ruptura do espaço físico do aluno, além de permitir que este possa programar seus horários, adequando-os às suas atividades profissionais. Por isso, tal modalidade de ensino pode ser considerada como sendo um serviço complexo caracterizado por múltiplas tecnologias que encontra barreiras internas e externas ao estabelecer uma relação de serviço entre os agentes envolvidos causando resistência na aceitação deste modelo. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi investigar a percepção de valor e satisfação na disciplina de Contabilidade ofertada no curso de graduação em Administração da UNICENTRO, nas modalidades presencial e a distância. Para tanto, a metodologia configura-se como sendo uma pesquisa quase experimental que utilizou como principal instrumento de coleta um questionário fechado, com escala de sete pontos tipo likert a uma amostra de 205 estudantes do ensino à distância e 349 estudantes do ensino presencial. Por sua vez, a análise dos dados pautou-se em uma abordagem quantitativa. Assim, os principais resultados apontaram que o ensino à distância, no contexto geral, apresentou resultados mais positivos no que se refere à satisfação e percepção de valor dos estudantes do que ensino presencial. Entretanto, mesmo com este resultado mais positivo para o ensino à distância, os resultados da pesquisa ainda sugerem que na UNICENTRO, ambas as modalidades tendem a se complementarem em algumas situações de ensino, o que comprova a relevância de um trabalho conjunto e a forte tendência a hibridização no que se refere ao processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Distance education from virtual learning environments expanded the possibility of studying a Higher Education Institution in Brazil without the need to break the physical space of the student, and such that it can program their schedules, adjusting them to their professional activities. Therefore, this type of education can be regarded as a service characterized by multiple complex technologies that meets internal and external barriers to establish a service relationship between the agents involved in causing resistance acceptance of this model. In this sense the objective of this study was to investigate the perceived value and satisfaction in the discipline of Accounting offered in undergraduate UNICENTRO directors of the modalities and distance. Therefore, the methodology set up as a almost-experimental research that used as the main instrument to collect a survey, implemented through a structured classroom format, with seven-point scale likert type to a sample of 205 students distance learning students and 349 classroom teaching. In turn, the data analysis was based on a quantitative approach. Thus the main results showed that the distance education in the general context showed more positive results regarding satisfaction and value perception of students than classroom teaching. However, even with this more positive result for distance learning, research diagnosed even in UNICENTRO, both methods tend to complement each other in some teaching situations, which proves the importance of working together and the strong tendency to hybridization with regard to the teaching-learning process.pt_BR
dc.format.extent96f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectContabilidade - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino a distancia - Contabilidadept_BR
dc.subjectEnsino a distância - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.titleUm estudo comparativo entre estudantes do ensino presencial e do ensino a distância sobre a percepção de valor e satisfação na disciplina de contabilidade geralpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples