• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016025P6 Programa de Pós-Graduação em Administração
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016025P6 Programa de Pós-Graduação em Administração
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Investigação das dimensões de benefícios dos produtos

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - MAXIMILIANO GONETECKI DE OLIVEIRA.pdf (4.375Mb)
    Date
    2013-11-11
    Author
    Oliveira, Maximiliano Gonotecki de
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Comportamento do consumidor
    Geração Y
    Produtos novos - Aspectos sociais
    Produtos novos - Aspectos ambientais
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: O resultado desse projeto de pesquisa pode ser considerado a abertura de uma nova perspectiva no estudo do marketing contemporâneo ao descobrir e comprovar a existência de uma terceira dimensão de benefício nos produtos. Essa nova dimensão, nomeada de consciente, foi deduzida de uma contundente revisão teórica e operacionalizada na forma de escala de Osgord, capaz de avaliar inclusive as dimensões hedônica e utilitária. Baseia-se na escala já consagrada de Voss, Spangenberg e Grohmann (2003), entretanto é mais compactada, melhorando a experiência do respondente. Foi construída através da Análise Fatorial Exploratória e confirmada utilizando-se de modelagem de equações estruturais, atingindo índices satisfatórios de validade convergente e divergente. Assim, através de um estudo descritivo quantitativo, o projeto identifica e supre um gap teórico ao conceitualizar um novo construto que é analisado e ponderado pelo consumidor no processo de compra. Tradicionalmente as dimensões hedônica e utilitária respondiam pela tarefa de explicar os benefícios percebidos e procurados. Modificações nos valores e crenças da sociedade moderna cunharam outras demandas relacionadas ao quão responsável socialmente e, ambientalmente, é um determinado produto. Nesse cenário, contemporaneamente, consequentemente entra em pauta a Geração Y, que também é objeto de estudo nesse projeto. Assim, avaliam-se os valores predominantes desse grupo geracional utilizando a escala de valores pessoais proposta por Stern, Dietz e Kalof (1993), sendo traçados comparativos com as demais gerações. O estudo acaba por identificar que existem diferenças na forma de avaliar um mesmo produto, bem como a percepção dos benefícios conscientes. Também infere que a Geração Y é mais rigorosa em suas avaliações, principalmente quanto a produtos que buscam posicionarem-se como sustentáveis. Adicionalmente encontra diferenças dessa geração para as demais na proporção de indivíduos com o valor predominante do tipo social-altruísta. O resultado final é um aporte ao corpo teórico do marketing que irá ajudar as organizações a compreender melhor o valor demandado por seus clientes desse momento em diante.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/30280
    Collections
    • Dissertações [436]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV