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dc.contributor.advisorBulgacov, Yara Lúcia Mazziottipt_BR
dc.contributor.authorCarlo, Juliana dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-31T13:59:10Z
dc.date.available2022-08-31T13:59:10Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/30274
dc.descriptionOrientador : Yara Lucia Mazziotti Bulgacovpt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduaçao em Administraçao. Defesa: Curitiba, 2004pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentraçao: Estratégia e organizaçoespt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho investiga as noções de "feminino" e "masculino" bem como a atribuição de funções às mulheres e aos homens que permeiam as narrativas de atores organizacionais responsáveis, direta ou indiretamente, pela entrada histórica de mulheres no chão de fábrica da Electrolux do Brasil S/A. A partir de uma revisão bibliográfica da temática da relação da mulher & trabalho e organização no campo dos estudos da organização e da psicologia social, constrói-se um referencial teórico de análise. Ou seja, parte-se do pressuposto de que concepções do que é "ser homem" e "ser mulher" e, por conseqüência, o que é "trabalho masculino" e "trabalho feminino", refletem e reforçam dimensões sócio-históricas, culturais e ideológicas na sociedade. Justifica-se esta perspectiva adotada na medida em que se entende que noções de gênero permeiam todas as práticas organizacionais e influenciam tomadas de decisões nas organizações. Coerente com o entendimento da natureza social do fenômeno sob análise, o delineamento metodológico configura-se como estudo de caso de natureza descritivo-qualitativa. Toma-se como material empírico as narrativas dos responsáveis pela contratação das mulheres, analisando-o segundo o referencial teórico adotado. Pôde-se constatar, a partir das narrativas referentes ao período estudado (iniciado em 1995), a emergência de mudanças mercadológicas exigindo adaptações significativas na organização do trabalho e na forma de gestão da organização, refletindo-se em alterações nas justificativas para as atribuições de funções para mulheres ao longo do período. Foram apontados, acredita-se, indicadores empíricos para se comprovar o pressuposto de construção social dos conceitos de "trabalho feminino" e "masculino". Olhando criticamente para a organização, e analisando as noções de feminino e masculino e a divisão sexual do trabalho, pôde-se obter ricas informações sobre as noções de gênero que acompanham as narrativas e as decisões dos responsáveis pelo processo histórico de contratação de mulheres no chão de fábrica da empresa. Diante dos dados empíricos coletados durante a pesquisa de campo, pode-se dizer que as noções de gênero relacionadas às trabalhadoras apontam características tradicionalmente atribuídas às mulheres, o que estabeleceria o padrão de feminilidade para o sexo feminino. As mesmas características socialmente construídas, atribuídas historicamente às mulheres, são reforçadas e reproduzidas pelas narrativas dos atores organizacionais. Observou-se então que a atribuição de características das mulheres não mudou nesse tempo histórico. Por outro lado, percebeu-se que o que muda são as justificativas do lugar que elas devem ocupar. Sendo que o gênero é um princípio de organização social que estrutura as relações de poder entre os sexos (NOGUEIRA, 2001), os dados empíricos confirmaram que as tentativas de manter as mulheres em menor número e em posições de menor status e remuneração têm sido bem sucedidas na referida organização. Palavras-Chaves: gênero, mulheres, chão de fábrica, divisão sexual do trabalho.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work investigates the notions of "feminine" and "masculine" as well as the setting of functions to women and men that surrounds the narratives of organizational actors responsible, direct or indirect, for the historical entry of women in the shop floor of Electrolux do Brasil S/A. An analitical framework is built from a bibliography review of the theme related to women & work and organization in the fields of the organizational and social psycological studies. It starts from the viewpoint that the concepts of what is "being man" and "being woman" and, by consequence, what is "male work" and "female work" reflect and reinforce socio-historical, cultural and ideological dimensions, that surrounds society. This perspective is justified as we understand that gender notions surrounds all organizational practices and make influence upon the decisions taken within organizations. In accordance to the understanding of the social nature of the phenomenon being analysed, the methodology is set as a case research with a descriptive-qualitative nature. The empirical material is based on the narratives of the responsible for highering women, analysing it according to the adopted theoretical framework. From the narratives about the analysed period (starting in 1995), it was possible to notice the emergence of market changes that asked for significant adaptations in the work organization and the organization's management, which reflected in changes in the justifications for the setting of functions to women along the period. We believe that some empirical data were found to prove the viewpoint of social construction of the concepts of "female work" and "male work". Critically looking to the organization and analysing the notions of feminine and masculine and the sexual division of labor, we obtained rich information about the notions of gender that follow the narratives and the decisions of the responsible for the historical process of highering woman to the company's shop floor. With the empirical data collected during the field research, we can say that the gender notions that are related to the female workers shows the traditionally prescribed attributes, that would set the feminity standard to women. The same attributes socially built, historically prescribed to women, are reinforced and reproduced by the organizational actors' narratives. We then observed that the set of female attributes didn't change in this historical period. On the other hand, we noticed that what does change are the justifications to the place that women have to fill in. As for gender is a principle of social organization that structures the power relations between the sexes (NOGUEIRA, 2001), the empirical data confirmed that the attempts to keep women in a smaller number and in lower status/salary positions are being well succeded in this company's shop floor. Key-words: gender, women, shop floor, sexual division of labor.pt_BR
dc.format.extent100f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digital.pt_BR
dc.subjectTrabalho femininopt_BR
dc.subjectIndustria - Trabalho femininopt_BR
dc.subjectMulheres - Empregopt_BR
dc.subjectDivisão do trabalho por sexopt_BR
dc.titleA dimensao de construçao social nas noçoes de "trabalho feminino" : um estudo de caso sobre o processo histórico de entrada das mulheres no chao de fábrica da Electrolux do Brasil S/Apt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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