Políticas de promoção da igualdade racial na Rede Municipal de Educação Infantil de Florianópolis/SC
Date
2013Author
Carvalho, Thaís Regina de
Metadata
Show full item recordSubject
Dissertações - EducaçãoIgualdade na educação
Discriminação racial
Educação de crianças - Florianópolis (SC)
Relações etnicas
Relações raciais
Educação inclusiva
Educação
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DissertaçãoAbstract
Resumo: Este estudo tem como foco analisar as políticas de promoção da igualdade racial na rede municipal de educação infantil de Florianópolis/SC. Nossa pesquisa guiou-se pela seguinte indagação: Quais os limites, dificuldades e contradições nas formas de interpretação, de implantação e tradução das políticas de promoção da igualdade racial na rede de educação infantil de Florianópolis/SC? Para a realização da investigação optamos pela abordagem do Ciclo de Políticas (Ball; Bowe, 1992, 1994), focando a análise nos Contexto de Influência, Contexto da Produção de Texto e Contexto da Prática. A pesquisa está ancorada nos estudos sobre educação infantil e relações raciais, promoção da igualdade racial, branquidade e desigualdades educacionais. Para a coleta de dados realizamos entrevistas semiestruturadas com as gestoras da Diretoria de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis/SC, aplicação de questionários, via endereço eletrônico, para as/os diretoras/es das unidades de educação infantil da rede pública, análises dos documentos voltados para a educação infantil organizados Secretaria Municipal de Educação e pelo Ministério da Educação, informações sobre formação e aquisição de obras literárias. Em relação ao Contexto de Influência, analisamos aspectos da formação étnico-racial de Florianópolis/SC, as ações dos/as gestores/as e dos movimentos sociais negros presentes nas arenas de definições sobre as políticas. Sobre o Contexto da Produção de Texto analisamos os documentos municipais e constatamos que o debate sobre diversidade não está silenciado. Esse está posto de forma mais detalhada e com termos mais específicos em alguns documentos como no "Plano Municipal de Educação - Eixo Educação das Relações Étnico-Raciais (2009)" e "Orientações Curriculares da Educação Infantil (2012)" e de maneira episódica nas "Diretrizes Educacionais Pedagógicas para a Educação Infantil (2010)". Observamos que os documentos de construção mais aberta à participação têm proposições mais elaboradas de educação das relações étnico-raciais. A respeito do Contexto da Prática, conforme as entrevistas com as gestoras, questionários das diretoras, e demais informações coletadas na pesquisa, verificamos que em meio a avanços, continuidades e rupturas a Diretoria de Educação Infantil apresenta uma concepção de políticas de promoção da igualdade racial que versa sobre a inclusão da temática nas diversas especificidades da educação infantil, bem como valorização e respeito às diferenças. Observa-se que as políticas de promoção da igualdade racial da Diretoria de Educação Infantil de Florianópolis foram postas em movimento, apresentando avanços e deparando-se com resistências. Abstract: This study aims to analyze policies to promote racial equality in the municipal Early Childhood Education in Florianopolis/SC. Our research was guided by the following question: What are the possibilities, limits, difficulties and contradictions in the ways of interpretation, translation and deployment of policies to promote racial equality in early childhood education network of Florianopolis/SC? To carry out the research approach we chose Cycle Policies (Ball, Bowe; 1992, 1994), focusing on the Influence of Context, Context Production Text and Context of Practice. The research is grounded in research on early childhood education and race relations, racial equality, whiteness and educational inequalities. For data collection we conducted semi structured interviews with the management of the Board of Education's Child Municipal Education Florianopolis/SC, questionnaires by e-mail address, for / the directors units of early childhood education from the public, analysis of documents aimed at early childhood education organized City Department of Education and the Ministry of Education, training and information on acquiring literary works. In relation to the Influence of Context analyze aspects of the formation of ethno-racial Florianopolis/SC, the actions of / the managers / and the black social movements present in arenas settings on policies. About Context of Text Production analyze the documents and found that the municipal debate on diversity is not muted. This post is more detailed and more specific terms in some documents as the "Municipal Education Plan - Axis Education of Racial-Ethnic Relations (2009)" and "Early Childhood Education Curriculum Guidelines (2012)" and so on episodic "Pedagogical Educational Guidelines for Early Childhood Education (2010)." We note that the construction documents more open to propositions have more elaborate education of ethno-racial. Regarding the Context of Practice, as the interviews with the managers, directors of questionnaires, and other information collected in the survey, we found that amid advances, continuities and ruptures the Board of Education Child presents a design of policies promoting racial equality that focuses on the inclusion of the theme in various specificities of early childhood education and appreciation and respect for differences. It is observed that policies promoting racial equality Board of Education Early Childhood of Florianopolis were set in motion, presenting advances and encountering resistance.
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- Teses & Dissertações [8509]
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