Show simple item record

dc.contributor.authorBarbosa, Angela Afonsina de Souzapt_BR
dc.contributor.otherVianna, Carlos Roberto, 1958-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-06T17:09:49Z
dc.date.available2021-05-06T17:09:49Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/30242
dc.descriptionAnexospt_BR
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Carlos Roberto Viannapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa: Curitiba, 08/12/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia : fls.109-111, 70, 44,45, 17 e notas de rodapépt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação teve como objetivo apresentar a Modelagem Matemática tal como ela é relatada por alguns professores de matemática, atuantes em escolas estaduais do município de Curitiba, que participaram do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), que a tomaram como tema dos seus trabalhos. Para situar a produção de pesquisas brasileiras que focaram a Modelagem Matemática como tema, adotou-se como ponto de partida uma dissertação que faz a síntese destes trabalhos no Brasil até o ano de 2005; seguida de dois trabalhos acadêmicos que tratam a modelagem, tanto do ponto de vista do que ocorre em sala de aula, quanto do ponto de vista de seus fundamentos epistemológicos filosóficos. Na sequencia, apresenta-se a textualização, instituindo fontes segundo critérios da metodologia da Historia Oral, de entrevistas com professoras que no âmbito de um processo institucional de formação continuada produziram materiais utilizando a Modelagem Matemática. Os pontos de vistas das professoras ajudam na familiarização com as ideias apresentadas por investigadores da área e sugerem contribuições para novas pesquisas em Educação Matemática.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation aimed to present a mathematical modeling as it is reported by some mathematics teachers working in state schools in the city of Curitiba, who participated in the Educational Development Program (PDE - from portuguese -"Programa de Desenvolvimento Educacional"), which took the theme of their work. To establish the production of Brazilian researches that focused on the Mathematical Modeling taking as theme, it was taken as a starting point a paper which summarizes these studies in Brazil by the year 2005, followed by two academic papers that deal with the modeling of both the point of view of what happens in the classroom, as the point of view of their epistemological philosophical. In the sequel, we present the textualization, sources establishing criteria of the methodology of Oral History, interviews with teachers that within an institutional process of continuing education materials produced using Mathematical Modeling. The point of views of the teachers help to get familiar with the ideas presented by researchers in the area and suggest new contributions to research in mathematics education.pt_BR
dc.format.extent1v. (várias paginações) : il., gráfs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectHistoria oralpt_BR
dc.subjectProfessores - Entrevistaspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleModelagem matemática : relatos de professorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record