Show simple item record

dc.contributor.advisorSteiner Neto, Pedro José, 1954-pt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Gisele de Campospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Administraçaopt_BR
dc.date.accessioned2013-05-21T19:43:37Z
dc.date.available2013-05-21T19:43:37Z
dc.date.issued2013-05-21
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/30113
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho identifica aspectos relacionados à decisão de compra do consumidor e destaca diferenças de comportamento entre consumidores do sexo masculino e feminino. Também descreve as funções do presente, aspectos do ato de presentear e a influência que o beneficiário do presente exerce no doador, isso ocorre por meio de papéis que o doador pode exercer. A fim de verificar se as diferenças de comportamento associadas ao gênero também são válidas para a situação de compra de um presente para diversos tipos de beneficiários, foi realizada uma pesquisa com trezentos consumidores de presentes da categoria de higiene e cuidados pessoais (83 homens e 217 mulheres) na cidade de Curitiba. Além do gênero, foi verificado se variáveis como classe econômica e faixa etária dos consumidores também exerciam influência na decisão de compra de presentes. Para isso foram avaliados aspectos como significado do presente, razão da compra de presentes da categoria de higiene e cuidados pessoais, sentimentos que os beneficiários provocam no doador (obrigação, retribuição, fácil de presentear, etc.), tipo de presente doado a cada de beneficiário, ocasiões para presentear, avaliação da importância relativa dos atributos de um presente para situações em que existia ou não afinidade entre doador e beneficiário, papéis do doador e influência do atendimento no processo de compra de um presente da categoria em estudo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectConsumidores - Atitudespt_BR
dc.subjectConsumidores - Preferenciapt_BR
dc.subjectProdutos de toucador - Consumidores - Preferenciapt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleInfluencia do beneficiário na decisao de compra de consumidores de presentes da categoria de higiene e cuidados pessoaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record