Influencia do beneficiário na decisao de compra de consumidores de presentes da categoria de higiene e cuidados pessoais
Date
2013-05-21Author
Ribeiro, Gisele de Campos
Metadata
Show full item recordSubject
Comportamento do consumidorConsumidores - Atitudes
Consumidores - Preferencia
Produtos de toucador - Consumidores - Preferencia
Teses
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DissertaçãoAbstract
Resumo: O presente trabalho identifica aspectos relacionados à decisão de compra do consumidor e destaca diferenças de comportamento entre consumidores do sexo masculino e feminino. Também descreve as funções do presente, aspectos do ato de presentear e a influência que o beneficiário do presente exerce no doador, isso ocorre por meio de papéis que o doador pode exercer. A fim de verificar se as diferenças de comportamento associadas ao gênero também são válidas para a situação de compra de um presente para diversos tipos de beneficiários, foi realizada uma pesquisa com trezentos consumidores de presentes da categoria de higiene e cuidados pessoais (83 homens e 217 mulheres) na cidade de Curitiba. Além do gênero, foi verificado se variáveis como classe econômica e faixa etária dos consumidores também exerciam influência na decisão de compra de presentes. Para isso foram avaliados aspectos como significado do presente, razão da compra de presentes da categoria de higiene e cuidados pessoais, sentimentos que os beneficiários provocam no doador (obrigação, retribuição, fácil de presentear, etc.), tipo de presente doado a cada de beneficiário, ocasiões para presentear, avaliação da importância relativa dos atributos de um presente para situações em que existia ou não afinidade entre doador e beneficiário, papéis do doador e influência do atendimento no processo de compra de um presente da categoria em estudo.
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