Influencia do beneficiário na decisao de compra de consumidores de presentes da categoria de higiene e cuidados pessoais
Resumo
Resumo: O presente trabalho identifica aspectos relacionados à decisão de compra do consumidor e destaca diferenças de comportamento entre consumidores do sexo masculino e feminino. Também descreve as funções do presente, aspectos do ato de presentear e a influência que o beneficiário do presente exerce no doador, isso ocorre por meio de papéis que o doador pode exercer. A fim de verificar se as diferenças de comportamento associadas ao gênero também são válidas para a situação de compra de um presente para diversos tipos de beneficiários, foi realizada uma pesquisa com trezentos consumidores de presentes da categoria de higiene e cuidados pessoais (83 homens e 217 mulheres) na cidade de Curitiba. Além do gênero, foi verificado se variáveis como classe econômica e faixa etária dos consumidores também exerciam influência na decisão de compra de presentes. Para isso foram avaliados aspectos como significado do presente, razão da compra de presentes da categoria de higiene e cuidados pessoais, sentimentos que os beneficiários provocam no doador (obrigação, retribuição, fácil de presentear, etc.), tipo de presente doado a cada de beneficiário, ocasiões para presentear, avaliação da importância relativa dos atributos de um presente para situações em que existia ou não afinidade entre doador e beneficiário, papéis do doador e influência do atendimento no processo de compra de um presente da categoria em estudo. Abstract: This work identifies aspects related to the consumer’s buying decision and underlines behavioral differences between male and female consumers. The functions of the gift, aspects of the gifting act and the influence the receiver of the gift plays over the donor through the roles the donor may assume were also described. In order to check if the differences of behavior associated to gender are also valid to the gift buying situation for several kinds of receivers, was applied a research with three hundred consumers of gifts (83 men and 217 women) in the city of Curitiba. Besides gender, it was checked whether variables such as economical class and age also influence the gift buying decision. Aspects such as the meaning of gift buying, feelings the receivers cause in the donors (obligation, retribution, ease of gifting, etc.), kind of the gift donned per receiver, donor roles and the influence of the service in the process of buying a gift were also evaluated.
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- Teses & Dissertações [9330]