Avaliação do mousenose : uma ferramenta de acessibilidade para pessoas com deficiências
Abstract
Resumo: O software de acessibilidade intitulado MouseNose, foi desenvolvido pelo Grupo IMAGO, da Universidade Federal do Paraná, para pessoas com deficiências motoras. O MouseNose reconhece através de uma câmera de vídeo (webcam), uma parte do corpo do usuário (nariz) e a partir do rastreamento e da captura do campo visual da câmera, transmite o movimento do usuário ao cursor. O seguinte trabalho tem os objetivos de: a) Avaliar a utilização do software MouseNose em pessoa com deficiência; b) Revisar as principais ferramentas computacionais existentes voltadas para o atendimento da pessoa com deficiência. Participaram da pesquisa 35 alunos com deficiência motora de membro superior dominante, inclusos em escolas municipais públicas da rede regular de ensino na cidade de Curitiba, de ambos os sexos, com idade entre 7 e 14 anos. Os materiais utilizados foram uma webcam, um laptop e um questionário de usabilidade de software. Como resultado, o software teve problemas com a iluminação, onde em ambientes mais claros houve uma dificuldade da captura da imagem pela câmera, porém se mostrou seguro e eficaz tornando possível a individualização dos deficientes motores em suas atividades. O MouseNose foi considerado de fácil aprendizado, recomendado pelo alunado a ser utilizado diariamente, tendo manuseio mais fácil que o mouse convencional, efetivo para auxiliá-los a se beneficiarem do uso do computador. Estão disponíveis também, diversas ferramentas de acessibilidade no processo de inclusão, onde a pessoa com deficiência pode passar a ser grande parte integrante do ambiente de ensino regular. Abstract: The accessibility software entitled MouseNose was developed by the IMAGO Group, of the Federal University of Paraná, for bearers of motor disabilities. MouseNose recognizes through a video camera (webcam) a part of the user's body (nose) and, starting from the tracing and the capture of the visual field of the camera, transmits the movement of the user to the cursor. This paper has the objectives of: a) to evaluate the use of the MouseNose software in disabled person; b) to revise the main computer tools existent to the service of disabled person. Thirty five PNE students with physical deficiency of dominant superior member participated of the research, included in public municipal schools of the regular net in the city of Curitiba, of both sexes, with age between 7 and 14 years old. The used materials were a webcam, a laptop and an usability questionnaire of software. As result, the software had problems with the illumination, because in clearer atmospheres there was a difficulty of the capture of the image by the camera, however it was shown safe and effective, turning possible the individualization of motor disabled in their activities. MouseNose was considered of easy learning, recommended by the students to be used daily, having easier handling than the conventional mouse, effective to aid benefit of the use of the computer. Several accessibility tools in the inclusion process are also available, so disabled person can start to be great part of the atmosphere of regular teaching.
Collections
- Teses & Dissertações [8698]