• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016025P6 Programa de Pós-Graduação em Administração
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016025P6 Programa de Pós-Graduação em Administração
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Segmentaçao e comportamento do consumidor no mercado de farmácias e drogarias em Curitiba

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - ANDREIA MAURA FREY DE LIRA.pdf (2.091Mb)
    Date
    2013-05-20
    Author
    Lira, Andréia Maura Frey de
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Comportamento do consumidor
    Satisfação do consumidor
    Farmacias, drogarias,etc
    Segmentaçao de Mercado - Farmacias, drogarias,etc
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: Esta dissertação tem como objetivo principal descrever o comportamento do consumidor na escolha de farmácias e drogarias em Curitiba e identificar segmentos de mercado com base nestes comportamentos. Para atingir tal objetivo foi realizada uma pesquisa de duas fases. A primeira destas fases foi de natureza exploratória e envolveu a pesquisa e utilização de dados secundários buscando evidenciar indicadores e informações relevantes ao tema, especificamente a pesquisa de publicações sobre o varejo farmacêutico e a pesquisa sobre as diferentes etapas do processo de tomada de decisão do consumidor. Sendo assim, a base teórico-empírica deste trabalho aborda tópicos relacionados ao varejo, ao varejo farmacêutico, ao processo de tomada de decisão do consumidor e ao processo de segmentação de mercado. A segunda fase da pesquisa deste projeto foi dividida em duas subfases: uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com o objetivo de proporcionar uma melhor visão e compreensão do contexto do problema, realizada por meio de entrevistas em profundidade, e que serviu de base para a elaboração do instrumento de coleta de dados da segunda subfase, uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo. Nesta fase foram aplicados questionários a 300 consumidores de farmácias e drogarias. Foram encontradas relações significativas entre as variáveis independentes (sexo, faixa etária, ciclo de vida da família) e a variável dependente (comportamento de escolha de farmácias e drogarias). Além disso, verificou-se também a relação entre os construtos da satisfação, confiança e fidelidade: para o modelo proposto e a amostra estudada, a satisfação, muito mais que a confiança, é um antecedente da fidelidade. Por ultimo, através da análise de modelo de classes latentes foram identificados quatro segmentos de consumidores entre os entrevistados, com base na importância atribuída aos atributos considerados e avaliados na escolha de uma farmácia e drogaria: exigentes, econômicos, práticos e cautelosos.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/30085
    Collections
    • Dissertações [436]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV