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dc.contributor.advisorSilva, Clovis Luiz Machado dapt_BR
dc.contributor.authorAndrade Júnior, Alexandre Leite dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Administraçaopt_BR
dc.date.accessioned2013-05-15T19:11:53Z
dc.date.available2013-05-15T19:11:53Z
dc.date.issued2013-05-15
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/30061
dc.description.abstractResumo: O presente estudo objetivou verificar a influência do contexto ambiental de referência das empresas madeireiras do Estado do Paraná e suas conseqüentes pressões competitivas na direção da adoção e implementação de práticas de responsabilidade social. A partir de análises - documental e de conteúdo - realizadas em dados secundários, partiu-se para a construção do instrumento de coleta de dados primários - questionário estruturado - aplicado aos dirigentes de nível estratégico das empresas objeto de estudo. Os referidos questionários, foram enviados a todas as empresas madeireiras, identificadas dentro dos critérios de classificação estabelecidos no estudo, e a amostragem foi composta pelas empresas que espontaneamente aderiram à pesquisa. A partir do tratamento estatístico destes questionários, foram identificados agrupamentos de empresas (clusters) em função do contexto de referência (regional, nacional e internacional), maximizando similaridades entre as empresas pertencentes aos grupos identificados, para posterior análise das pressões competitivas (concorrenciais e institucionais) na direção da adoção (simbólica e instrumental) e da implementação (decoupled, loosely coupled e tightly coupled) de práticas de responsabilidade social (econômica, legal, ética e filantrópica). Para melhor caracterização dos grupos, foi aplicada a técnica estatística de análise discriminante, que favoreceu na determinação da importância relativa de cada critério utilizado na segmentação dos três grupos identificados. Desta forma, foi possível analisar suas particularidades, e assim explicar as variações de comportamento quanto a temática abordada. Os resultados encontrados sugerem que o contexto de referência, e por conseguinte suas pressões competitivas, determinam a medida e o tipo de prática de responsabilidade social adotada. O setor em análise é fortemente influenciado por suas demandas competitivas concorrenciais, em virtude, sobretudo, de sua origem. Isto explica o fato de grande parte das empresas pesquisadas nortearem suas ações por estas demandas contextuais. Já as pressões competitivas institucionais, são prementes apenas nas empresas que possuem contexto de referência nacional, mas que estão buscando inserção no mercado internacional, e para tal, necessitam de adequação aos padrões de conduta institucionalizados neste ambiente de atuação. Uma vez que estas empresas se inserem no mercado internacional, tornam a sofrer maior intensidade das pressões competitivas concorrenciais. De uma forma geral, as empresas não demonstram comportamento socialmente responsável segundo o quadro teórico utilizado. Palavras-chaves: responsabilidade social, pressões competitivas concorrenciais e institucionais, contexto de referência.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectResponsabilidade social da empresapt_BR
dc.subjectIndustria madeireirapt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleResponsabilidade social em empresas do setor madeireiro paranaensept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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