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dc.contributor.advisorSilva, João Carlos Garzel Leodoro da, 1961-pt_BR
dc.contributor.authorFranzoni, Jose Antoniopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Agrárias. Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia Florestalpt_BR
dc.date.accessioned2013-06-19T16:50:44Z
dc.date.available2013-06-19T16:50:44Z
dc.date.issued2013-06-19
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/3005
dc.description.abstractEste trabalho abordou as estratégias de marketing internacional adotadas por 8 empresas fabricantes e exportadoras de móveis, localizadas no pólo de São Bento do Sul (SC). Os empresários responderam um questionário estruturado e não disfarçado relativo às características, ao desempenho e às estratégias de marketing de suas empresas referente ao período de 2000 a 2004. As estratégias e a atualização tecnológica destas empresas foram os fatores determinantes do crescimento de suas exportações e ajudam a compreender porque o Brasil apresentou o segundo maior crescimento de exportações de móveis no período. A quase totalidade das vendas destas empresas é direcionada ao mercado externo e este fato é justificado pelo baixo risco e pela fidelidade dos clientes, quando comparados ao mercado doméstico. Ao responderem às questões sobre quais canais de distribuição utilizam e como é definido o design do produto, ficou evidente a opção da maioria em concentrar seus esforços na manufatura, enquanto o design e a comercialização do produto são atribuídos principalmente a distribuidores e ao varejo. Os motivos de adotarem esta estratégia foram o desconhecimento das tendências de mercado, a resistência dos clientes e o alto custo de desenvolvimento do produto. Como não definem o produto, estas empresas decidem produzir aquele cujo preço seja igual ou superior ao preço mínimo, estabelecido por um modelo de mark-up. Para não permanecerem em uma posição de tomadora de preços, recomendou-se que as empresas adotem como prioritárias as estratégias de marketing, tanto quanto tem sido a estratégia de atualização tecnológica, atuando próximas a seus clientes, principalmente os de varejo, no desenvolvimento, promoção e distribuição de produtos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectIndustria de moveis - Exportação - Sao Bento do Sul (SC)pt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectIndustria de moveis - Marketing - Sao Bento do Sul (SC)pt_BR
dc.subjectMarketing de exportaçãopt_BR
dc.titleFormulaçao de estratégias de marketing internacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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