Show simple item record

dc.contributor.authorAssis, Kleine Karolpt_BR
dc.contributor.otherGuimarães, Orliney Maciel, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherGóis, Jacksonpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-29T13:39:55Z
dc.date.available2019-08-29T13:39:55Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/30039
dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Orliney M. Guimarãespt_BR
dc.descriptionCo-orientador : Prof. Dr. Jackson Góispt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 25/02/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia : 178-185pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho apresenta reflexões sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em ações pedagógicas, especificamente no ensino de Ciências, o que vem sendo um dos grandes desafios para os docentes deste século. Diante desta complexidade ganha importância políticas públicas que venham a atender estas novas demandas educacionais, como por exemplo o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE-PR). Trata-se de uma iniciativa voltada para a formação continuada de professores da rede pública de ensino do Estado do Paraná, no qual há uma integração entre as instituições de ensino superior e a educação básica através de atividades teórico-práticas. Os professores que ingressam neste programa são incentivados a desenvolver projetos envolvendo TIC e recebem treinamento para serem tutores de ambientes virtuais de aprendizagem, desta forma é propiciada a inclusão digital destes. Nosso objeto de pesquisa foram os materiais didáticos digitais produzidos pelos professores da área de Ciências Naturais nesse programa. O problema que norteou essa investigação foi: As estratégias escolhidas pelos professores PDE em seus materiais didáticos justificam o uso das TIC como elemento mediador à aprendizagem das Ciências Naturais? Esta questão de investigação nos remeteu aos seguintes objetivos: identificar as ferramentas e estratégias de mediação pedagógica que foram utilizadas pelos professores da área de Ciências Naturais na produção destes materiais didáticos e entender como esses professores propuseram essa articulação. Desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo, cujos dados foram provenientes de materiais didáticos digitais, dos projetos de intervenção pedagógica e das interações discursivas dos fóruns dos Grupos de Trabalho em Rede (GTR), que encontram-se alocados no ambiente virtual e-escola da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED). Para a delimitação do universo de pesquisa utilizamos como critério a clareza, objetividade e autoria dos materiais didáticos. Nesta pesquisa entendemos por autoria os trabalhos nos quais os professores desenvolveram conteúdos e estratégias próprias. As categorias de análise foram definidas a priori com base na abordagem sociocultural que pressupõe a construção do conhecimento através das interações sociais e dialogicidade, tendo como referencial teórico Vigotski e Bakhtin. Foi levantado também uma categoria emergente por meio da leitura do corpus da pesquisa. A forma de tratamento das informações foi análise textual discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2007). Dentre as compreensões que emergiram da análise, constatamos que devido ao domínio insuficiente das TIC os professores não se apropriaram das mesmas a ponto de produzir materiais que realmente justificasse o uso das TIC no ensino de Ciências, limitando-se à inovação tecnológica, porém sem inovação metodológica. Acerca do PDE inferimos que embora represente um avanço para a formação continuada, requer maior acompanhamento em todos seus eixos bem como maior atenção para a formação dos docentes para o uso das TIC.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper presents reflections on the use of Information and Communication Technologies (ICT) in educational activities, specifically in Science Education, which has been a major challenge for teachers of this century. Given this complexity it is important to work on public policies that will meet these new educational demands, such as the Educational Development Program (PDE-PR). This is an initiative aimed at pedagogical training for teachers in public schools in the state of Paraná, together with institutions of higher education and basic education through theoretical and practical activities. Teachers who enroll in this program are encouraged to develop projects involving ICT and receive training to be tutors of virtual learning environments, thus is afforded these digital inclusion. Our research object was the digital learning materials produced by teachers in the area of Natural Sciences in this program. The problem that guided this research was: The strategies chosen by the teachers in their teaching materials PDE justify the use of TIC as a learning mediator of Natural Sciences? This research question sent us the following objectives: to identify the tools and pedagogical mediation strategies that were used by teachers in the area of Natural Sciences in the production of learning materials and to understand how these teachers proposed that joint. We develop a qualitative research whose data were derived from digital learning materials, designs and pedagogical intervention of the discursive interactions of the forums Networking Groups (GTR), which are allocated in the virtual environment and the Paraná State Secretariat of Education of (SEED). To delimit the universe of research we used as a criterion clarity, objectivity and authorship of instructional materials. In this research work we mean by authorship the ways teachers developed their own strategies and content. The analysis categories were defined a priori based on the sociocultural approach which assumes the construction of knowledge through social interactions and dialogical, theoretically based Vygotsky and Bakhtin. It also raised an emerging category by reading the corpus of research. The form of information processing was discursive textual analysis proposed by Moraes and Galiazzi (2007). Among the understandings that emerged from the analysis, we found that due to insufficient field of TIC teachers do not have appropriated the same to the point of producing materials that really justify the use of TIC in teaching science, limited to technological innovation, but without innovation methodological. About the PDE infer that although it represents a breakthrough for continuing education, requires further monitoring in all their axes as well as greater attention to the training of teachers to use TIC.pt_BR
dc.format.extent253f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.titleA articulação entre o ensino de ciências e as TIC : uma análise de materiais didáticos digitais produzidos por professorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record