• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016004P9 Programa de Pós-Graduação em Botânica
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016004P9 Programa de Pós-Graduação em Botânica
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Anatomia dos órgãos vegetativos do gênero Podostemum MICHX sensu stricto e grupos externos (Podostemoideae, Podostemaceae)

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - EDIMAR FARIA MENEZES LOPES.pdf (2.531Mb)
    Date
    2013-08-06
    Author
    Lopes, Edimar Faria Menezes
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Teses
    Anatomia vegetal
    Morfologia vegetal
    Angiosperma
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: Frente à grandeza da biodiversidade de espécies de plantas no Brasil, sabe-se que a continuidade de estudos da flora contribui imensamente para o avanço da ciência botânica como um todo. A despeito disso, ainda existem grupos que são pouco estudados e as macrófitas aquáticas são, historicamente, um bom exemplo de desatenção. A família Podostemaceae é a maior dentre as Angiospermas estritamente aquáticas e, ainda assim, é pouco conhecida e divulgada. A sua morfologia externa semelhante à de grupos vegetais basais e sua ocorrência em habitats de difícil acesso podem ser exemplos de fatores que minimizam a busca por parte dos botânicos do Brasil, de um modo geral, dada a proporção de especialistas na área se comparados com os outros grupos de plantas. Felizmente, grupos botânicos internacionais (tais como, por exemplo, Rutishauser, R., Philbrick C. T., Novelo R., A., Jäger-Zürn, I., Kita, Y., Kato, M.) tem elucidado e contribuído, nos últimos vinte anos, para a compreensão tanto da morfologia quanto dos aspectos ecológicos deste grupo de plantas tão distinto. Recentemente, as Podostemaceae do Sul do Brasil tiveram desvendadas informações taxonômicas de grande valia num estudo que procurou investigar e dimensionar a riqueza e a distribuição geográfica das espécies sul-brasileiras. As regiões sul e sudeste brasileiras concentram em suas bacias hidrográficas a maior diversidade do grupo, onde os gêneros Podostemum, Apinagia, Mourera e Tristicha tem um elevado índice de representatividade (Mello et al., 2011). O presente estudo é composto por dois capítulos que tem como títulos, 1. "Anatomia dos órgãos vegetativos do gênero Podostemum Michx sensu stricto e grupos externos (Podostemoideae, Podostemaceae)" e 2. "Morfologia funcional das duas formas de Apinagia yguazuensis Chodat & Vischer (Podostemoideae; Podostemaceae" e, neles, pretende-se, com um enfoque anatômico, contribuir para a compreensão acerca das polêmicas existentes em relação ao corpo vegetativo de oito espécies do grupo, as cinco do gênero Podostemum sensu stricto e três grupos externos: Apinagia yguazuensis, Mourera aspera e Tristicha trifaria.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/30032
    Collections
    • Dissertações [184]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV