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dc.contributor.authorOliveira, Selma Maria da Costa dept_BR
dc.contributor.otherBreda, Sonia Maria, 1949-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informaçãopt_BR
dc.date.accessioned2013-05-27T18:31:11Z
dc.date.available2013-05-27T18:31:11Z
dc.date.issued2013-05-27
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/30025
dc.description.abstractResumo: Estudo sobre a informação a serviço da escola com foco no Sistema Estadual de Registro Escolar (SERE) do Paraná. Objetiva analisar o SERE à luz de uma aproximação entre Ciência da Informação e Ciência da Educação, buscando identificar as contribuições do Sistema para a educação e o ensino. Revê as políticas públicas que favoreceram a implementação de programas voltados à Tecnologia de Informação e Comunicação para fins educacionais. Descreve o Sistema e analisa a sua estrutura. Retoma estudo exploratório (2008) sobre a perspectiva do secretário da escola, principal usuário do Sistema. Discute o uso da informação, a partir da coleta, na prática de secretários, pedagogos e professores. Amplia estudo pela observação direta realizada em duas escolas públicas estaduais e questionário aplicado em doze escolas públicas estaduais de Curitiba e Região Metropolitana Norte de Curitiba. Entrevista desenvolvedores do Sistema. Identifica lacunas informacionais. Aponta os elementos informacionais no uso escolar do sistema e o(s) benefício(s) para o estudante. Identifica o SERE como sistema de apoio à tomada de decisão pelo usuário escolar somado a dados auxiliares provindos de coleta informal. Além disso, subsidia o gestor educacional para a adoção de programas governamentais destinados ao estudante da educação básica e escola. Reconhece a existência de problemas na disseminação de dados/informações sobre os estudantes no interior da escola, e o reduzido uso de Tecnologia da Informação e Comunicação pela gestão escolar. Esclarece na evolução do sistema a participação do usuário escolar em sua origem, bem como, do gestor educacional em seu aprimoramento. Conclui a necessidade de inclusão de dados subjetivos sobre os estudantes, colhidos informalmente nas escolas públicas, o aperfeiçoamento dos relatórios emitidos e a integração de pedagogos e professores ao Sistema.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGerenciamento da informação - Escolaspt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEscolas - Organização e administraçãopt_BR
dc.titleInformação a serviço da escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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