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dc.contributor.otherDudeque, Norton, 1958-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorBarros, Aluísio Coelhopt_BR
dc.date.accessioned2023-01-18T17:48:41Z
dc.date.available2023-01-18T17:48:41Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/30005
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Norton Dudequept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa: Curitiba, 20/02/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 86-88pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho apresenta uma perspectiva analítica em torno de algumas composições para violão solo do compositor brasileiro Sérgio Assad. Essa perspectiva analítica é embasada em uma teoria derivada da linguística textual, conhecida como intertextualidade. Portanto, foram selecionadas algumas obras do compositor em questão, com o objetivo de comparar excertos retirados delas com excertos de obras de outros compositores, que mostraram, de alguma maneira, relações de dialogismo, e consequentemente, de intertextualidade. Esses compositores foram Heitor Villa-Lobos, Leo Brouwer, Edino Krieger, Garoto e Tom Jobim. Além de fazer essa comparação com as obras dos compositores mencionados, também será apresentada uma comparação com gêneros da música popular brasileira e com a forma sonata clássica. O objetivo é encontrar elementos composicionais inseridos nessas obras de Sérgio Assad que possam afirmar uma estética híbrida para o compositor, ou uma relação de influência entre gêneros e compositores de múltiplos estilos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation presents an analytical perspective around a few guitar solo compositions by Sergio Assad. This analytical perspective is grounded in a theory derived from linguistic theory, known as intertextuality. Therefore, we selected some of Assad's works for guitar, aiming to compare these works with others by different composers such as Heitor Villa-Lobos, Leo Brouwer, Edino Krieger, Garoto and Tom Jobim in order to illustrate a relationship of dialogism. In addition, it is also presented a comparison between genres of Brazilian popular music and the classical sonata form. The purpose is to find compositional elements embedded in Assad's works that may corroborate his hybrid aesthetic and relationship of influence between genres and composers of different musical styles.pt_BR
dc.format.extent58f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAssad, Sergio Simão, 1952-pt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectMúsica para violãopt_BR
dc.subjectComposição (Música)pt_BR
dc.subjectMusicapt_BR
dc.titleA música para violão de Sérgio Assad : um panorama composicional através da análise intertextualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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