A percepção dos usuários quanto às vantagens dos sistemas de gestão nas instituições de ensino
Date
2013-05-24Author
Veronezi, Anderson Rogério Capuzi
Metadata
Show full item recordSubject
Planejamento estratégicoSistemas de recuperação da informação
Educação - Planejamento estratégico - Paraná
Teses
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
DissertaçãoAbstract
Resumo: Na educação a palavra gestão vem ganhando corpo com a mudança de paradigma que a área vem vivendo. Neste contexto, os sistemas de informação têm apresentado grandes resultados em se tratando de apoiar o processo de gestão nas empresas, principalmente por meio dos ERPs. Os sistemas ERP são os sistemas integrados de gestão mais bem sucedidos no ambiente empresarial. Optou-se por adotá-los como um referencial do sucesso dos sistemas de informação como apoio a gestão nas organizações, por meio das vantagens de sua utilização. Posto isso, o presente estudo buscou verificar se as vantagens apontadas pelos autores e empresas especializadas no desenvolvimento de ERPs são observadas pelos usuários no ambiente educacional das instituições privadas de ensino profissionalizante e superior do estado do Paraná. Trata-se de um estudo descritivo e foi realizado no período de fevereiro a novembro de 2012 com 91 instituições de ensino, de um total de 518 no estado. De forma geral a pesquisa mostra que as mesmas vantagens da utilização de ERPs apontadas pela literatura e pelas empresas desenvolvedoras são verificadas no contexto educacional, assim como foram observadas diferentes correlações entre as variáveis estudadas.
Collections
- Dissertações [81]