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dc.contributor.otherCunha, João Carlos da, 1949-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.creatorPereira, Simone Crocettipt_BR
dc.date.accessioned2022-12-15T19:54:02Z
dc.date.available2022-12-15T19:54:02Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/29935
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. João Carlos da Cunhapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 25/02/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 338-351pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração:Administração de Tecnologia, Qualidade e Competividadept_BR
dc.description.abstractResumo: O ambiente externo das empresas mostra-se cada vez mais dinâmico e complexo, exigindo vigilância e flexibilidade adaptativa das organizações. Nas pesquisas sobre questões externas às empresas, o ambiente costuma ser tratado em sua totalidade, gerando estudos sobre tendências ou características sociais, mercadológicas ou tecnológicas, por exemplo. No entanto, essas mudanças ambientais foram compostas a partir da ocorrência de uma série de eventos que se interconectaram. Logo, as organizações precisam estar atentas e aprender a agir proativamente em relação aos eventos ambientais, pois eles podem deflagrar alterações que exigirão mudanças em nível estratégico, tático ou operacional com foco na manutenção ou aumento da competitividade. Esta pesquisa tem como tema a análise de quais aspectos e os relacionamentos entre eles devem ser considerados ao avaliar os impactos de um evento. Para atingir o objetivo, foram conduzidos estudos das referências teóricas e empíricas que tratam de monitoramento ambiental, tipologia de eventos surpresa, gestão de riscos e monitoração de sinais fracos. Para permitir a emergência do modelo, dados foram coletados na área substantiva de empresas de serviços intensivos em conhecimento, que atuam em ambiente externo turbulento, que, de forma aplicada, é o ambiente das operadoras de telecomunicações. Inicialmente foi aplicado o método grounded theory com a finalidade de captar as percepções dos gestores sobre quais categorias deveriam ser consideradas no impacto de um evento ambiental, pois se verificou que a teoria, na área substantiva, é incipiente. As categorias foram detalhadas em propriedades, dimensões qualitativas e relacionamentos para permitir a acomodação de diversas possibilidades de impactos, visto que cada empresa percebe os eventos de forma diferente. Na sequência, as categorias foram organizadas e relacionadas de forma a compor um modelo de avaliação de impactos, o qual foi submetido à análise e ao julgamento de especialistas atuantes na área substantiva, por meio de uma aproximação da técnica Delphi, com objetivo de validá-lo. A partir da análise por estatística descritiva e da consideração das sugestões, foram realizados ajustes, resultando em um modelo e em uma teoria substantiva para avaliação de impactos estratégicos de eventos ambientais. A pesquisa indicou que os impactos são avaliados tendo como categoria central o "modelo de negócio", um constructo que permite uma linguagem comum entre os diversos stakeholders e os diferentes perfis profissionais. O modelo de negócio é composto por três subprocessos. O primeiro, "analisar", permite, por meio de alguns aspectos, perceber a insustentabilidade do modelo de negócio; o segundo, "decidir", é o momento de escolha de um caminho; e, por fim, o "determinar", avalia alguns aspectos alinhados com o que foi decidido. Apenas quando se realiza uma análise, que pode ser iterativa e recursiva, de todos os aspectos dos subprocessos do modelo de negócio, é que a empresa tem a visão holística dos impactos de um evento e deveria iniciar as ações de resposta.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The external environment of companies has been increasingly dynamic and complex, requiring monitoring and adaptive flexibility of organizations. Research about external matters of companies typically handles the environment as a whole, producing studies about trends or social, marketing or technological characteristics, for instance. However, these environmental changes were composed from a series of events that became interconnected. Thus, organizations have to observe and learn to act proactively towards environmental events, since they can trigger transformations that will require changes at strategic, tactic or operational level focused on the maintenance or increase of competitiveness. The theme of this research is the analysis of the aspects and the relationships between them that must be considered in the impact assessment of an event. In order to achieve the objective, studies of the theoretical and empirical references were carried out. These studies regard environmental monitoring, typology of surprising events, risk management and monitoring of weak signals. In order to create the model, data was collected from the substantive area of companies providing knowledge intensive business services acting in turbulent external environments, which, in practice, is compatible with the telecommunications operators' environment. The grounded theory method was initially applied with the purpose of capturing the perceptions of managers about the categories that should be considered in the impact of an environmental event, since it was observed that the theory is incipient in the substantive area. The categories were detailed in terms of properties, qualitative dimensions and relationships in order to allow the accommodation of different possibilities of impacts, since each company perceives the events from a different perspective. Subsequently, the categories were organized and related so as to compose a model for impact assessment. Aiming at validating it, the model was subjected to the analysis and judgment of specialists working in the substantive area by means of an approximation to the Delphi technique. Adjustments were carried out from the descriptive statistics analysis and the observation of suggestions, which resulted in a model and a substantive theory for assessing strategic impacts of environmental events. The research indicated that impacts are assessed considering the "business model" as the main category, which is a construct that allows a language common to different stakeholders and professional profiles. The business model is made of three subprocesses. The first one, "to analyze", allows the perception of the unsustainability of the business model by means of some aspects; the second, "to decide", is the moment when a path is chosen; and finally, "to determine", assesses some aspects regarding what has been decided. The company gains an holistic perspective about the impacts of an event only when an analysis of all of the aspects, the business model subprocesses, that may be iterative and recursive, is carried out, and only then should it begin the actions in response.pt_BR
dc.format.extent382 f : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectResponsabilidade social da empresapt_BR
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subjectImpacto ambientalpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégico - Aspectos ambientaispt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleResposta estratégica a impactos de eventos ambientaispt_BR
dc.typeTesept_BR


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