Show simple item record

dc.contributor.advisorSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-pt_BR
dc.contributor.authorSouza, Jose Ricardopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduaçao em Educaçaopt_BR
dc.date.accessioned2013-04-12T16:46:21Z
dc.date.available2013-04-12T16:46:21Z
dc.date.issued2013-04-12
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/29928
dc.description.abstractResumo: SOUZA, José Ricardo, PROCESSO SELETIVO ESTENDIDO NA UFPR: UM MERGULHO NA EXPERIÊNCIA DO CURSO DE MATEMÁTICA, esta pesquisa trata do acompanhamento da tentativa de melhoria da seleção dos candidatos implantada no curso de Matemática da UFPR em 2006, denominada terceira fase do Processo Seletivo PSE foi implementada, mais especificamente no curso de Matemática da UFPR e analisar o que os professores e alunos pensam sobre o PSE. A pesquisa foi realizada através da busca do histórico do exame vestibular no Brasil e suas influências no Ensino Médio, acompanhamento do processo institucional de implantação da proposta, acompanhamento diário das aulas, aplicação de questionários aos candidatos, realização de entrevistas com os professores e com o coordenador. Os resultados demonstraram a partir da visão dos envolvidos, a grande diferença entre a forma como o conteúdo matemático é trabalhado no Ensino Médio e a forma como deve ser, e como foi trabalhado pelos professores das disciplinas desta terceira etapa do PSE. Evidências históricas, apresentadas no capítulo teórico, ajudam a entender o "abismo" que se formou entre esses dois graus de ensino, sinalizado pela falta de identidade do Ensino Médio, há tanto criticada e ainda não superada.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTeses - Educaçãopt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Ingressopt_BR
dc.subjectAprendizagem - Avaliaçãopt_BR
dc.titleProcesso seletivo estendido na UFPRpt_BR
dc.typeTesept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record