dc.contributor.advisor | Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955- | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Jose Ricardo | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-10T17:32:14Z | |
dc.date.available | 2022-08-10T17:32:14Z | |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/29928 | |
dc.description | Inclui apêndices | pt_BR |
dc.description | Orientadora: Maria Tereza Carneiro Soares | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/02/2008 | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia e anexos | pt_BR |
dc.description | Linha de pesquisa: Educação matemática | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta pesquisa trata do acompanhamento da tentativa de melhoria da seleção dos candidatos implantada no curso de Matemática da UFPR em 2006, denominada terceira fase do Processo Seletivo PSE foi implementada, mais especificamente no curso de Matemática da UFPR e analisar o que os professores e alunos pensam sobre o PSE. A pesquisa foi realizada através da busca do histórico do exame vestibular no Brasil e suas influências no Ensino Médio, acompanhamento do processo institucional de implantação da proposta, acompanhamento diário das aulas, aplicação de questionários aos candidatos, realização de entrevistas com os professores e com o coordenador. Os resultados demonstraram a partir da visão dos envolvidos, a grande diferença entre a forma como o conteúdo matemático é trabalhado no Ensino Médio e a forma como deve ser, e como foi trabalhado pelos professores das disciplinas desta terceira etapa do PSE. Evidências históricas, apresentadas no capítulo teórico, ajudam a entender o "abismo" que se formou entre esses dois graus de ensino, sinalizado pela falta de identidade do Ensino Médio, há tanto criticada e ainda não superada. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This research aims at monitoring attempts to improve the selection of candidates established in the undergraduate mathematics course at Universidade Federal do Paraná (UFPR) in 2006 - a third stage of the university entrance exam named Processo Selectivo Estendido (PSE). The research objectives were: to describe how the third PSE phase was implemented, more specifically in the Mathematics course and to analyze what teachers and students think about it. The research was carried out by a historical review of university entrance examination in Brazil and its influences in high school, monitoring of the institutional process of proposal implementation, daily monitoring of classes, questionnaires applied to the candidates, interviews with teachers and coordinator. The results show a great difference between how mathematical syllabus is worked on high school and how it should be and how it was worked by Math teachers in PSE third stage. Historical evidence presented in theoretical chapter helps to understand the gap formed between these two levels of education, flagged by the lack of identity of high school, which has been highly criticized and not yet overcome. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 v. (paginação irregular) : tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Teses | pt_BR |
dc.subject | Universidades e faculdades - Ingresso | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem - Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Processo seletivo estendido na UFPR : um mergulho na experiência do curso de Matemática | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |