Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBoschilia, Roseli, 1952-pt_BR
dc.contributor.authorBotton, Fernando Bagiottopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2020-05-07T16:54:15Z
dc.date.available2020-05-07T16:54:15Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/29872
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Roseli Boschiliapt_BR
dc.descriptionAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba,01/03/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 160-167pt_BR
dc.description.abstractResumo: Compreendendo que a masculinidade e a ideia de homem fazem parte de uma problemática de gênero, e que o gênero é constituído no interior de uma contingência histórica e social, realizamos uma pesquisa que pretendeu estudar os mecanismos pelos quais determinados discursos atuaram na construção das subjetividades masculinas na virada do século XIX para o XX, dando ênfase à documentação produzida na cidade de Curitiba. Iniciamos com uma discussão teórica e filosófica que tratou de algumas noções como masculinidade e sexualidade no interior de uma época que chamamos por moderna. A partir desta discussão pudemos realizar uma leitura dos retratos produzidos pelo Estúdio Volk afim de reconhecer as insígnias da imagem do homem fotografada naquela época. Logo após, analisamos os periódicos, especialmente a revista de humor O Olho da Rua, para estudarmos as recorrências instituídas pelos anúncios, bem como as rupturas trazidas pelas crônicas, acerca dos discursos de subjetivação masculina enunciados naquele período.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Understanding that masculinity and the idea of man are part of a gender issue, and that gender is constituted within a social and historical contingency, we conducted a research that intended to study the mechanisms by which certain discourses worked for the construction of male subjectivity in the turn of the nineteenth to the twentieth century, emphasizing the documentation produced in the city of Curitiba. We begin by a discussion of theoretical and philosophical notions like masculinity and sexuality within a time that we call modern. From this discussion we can perform a reading of portraits produced by Studio Volk in order to recognize the insignia image of man photographed then. Soon after, we analyzed the journals, especially the humor magazine O Olho da Rua, to study recurrences instituted by ads, and the disruptions brought about by chronic on the discourses of male subjectivity uttered in that period.pt_BR
dc.format.extent167f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Históriapt_BR
dc.subjectMasculinidadept_BR
dc.subjectHomens na literaturapt_BR
dc.subjectHomens - Relações de gêneropt_BR
dc.subjectImagem (Filosofia)pt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleO homem da imagem e a imagem do homem : a construção da subjetividade masculina por meio dos retratos e periódicos de Curitiba na virada do Século XIX para o XXpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples