Show simple item record

dc.contributor.authorSestrem, Liamara Pagliapt_BR
dc.contributor.otherKormann, Alessander C. Moralespt_BR
dc.contributor.otherDyminski, Andrea Sellpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduaçao em Construçao Civilpt_BR
dc.date.accessioned2013-03-21T22:08:27Z
dc.date.available2013-03-21T22:08:27Z
dc.date.issued2013-03-21
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/29794
dc.description.abstractResumo: No Brasil, parte da malha viária que interliga os principais centros urbanos e industriais caracteriza-se por atravessar regiões com encostas naturais da Serra do Mar. Os maciços em questão, na maioria das vezes constituídos por solos de origem coluvionar ou residual, possuem uma dinâmica fortemente influenciada por agentes ambientais, dentre os quais se pode citar a ação da precipitação pluviométrica. Em consequência disso, as encostas litorâneas brasileiras se caracterizam pela ocorrência de processos diversos de movimentação do solo. À medida que as rodovias estão implantadas nesse meio sujeito a fenômenos de instabilização, assume particular importância o estudo de metodologias que contemplem uma avaliação de segurança e a consequente adoção de técnicas de engenharia eficazes, buscandose maximizar o conforto dos usuários e minimizar custos de manutenção. O presente trabalho analisou um talude do Morro do Boi, localizado no sentido Sul da BR-101, na Serra do Mar Catarinense, entre os municípios de Balneário Camboriú e Itapema. Com base em uma análise do comportamento da encosta (condicionantes geotécnicas, históricos de instabilização e sistemas de estabilização propostos) um plano de monitoramento através de instrumentação foi desenvolvido. Nele, buscou-se um monitoramento do sistema meio ambiente - solo, onde a interpretação das informações geradas com a instrumentação proposta deverá resultar em um melhor entendimento de aspectos geológico-geotécnicos e hidrogeológicos, visto que os instrumentos foram selecionados de maneira a identificar variações de poro-pressões, deslocamentos da massa de solo e deformações do sistema de contenção. O trabalho compreendeu a definição dos instrumentos a serem utilizados bem como a instalação dos mesmos, posicionando-os em campo de maneira a se obter um arranjo que trouxesse representatividade aos parâmetros medidos. As leituras iniciais da instrumentação foram analisadas criticamente, buscando-se validar a adequação e o desempenho do sistema de monitoramento proposto.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectTaludes (Mecanica do solo)pt_BR
dc.subjectEstabilidade estruturalpt_BR
dc.subjectBeira-marpt_BR
dc.titleConcepção e implantação de um plano de instrumentação para avaliação das condicionantes geotécnicas de uma encosta litorâneapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record