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dc.contributor.advisorCosta, Marta Morais da, 1945-pt_BR
dc.contributor.authorGuinski, Lilian Deise de Andradept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2019-12-04T15:41:01Z
dc.date.available2019-12-04T15:41:01Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/2977
dc.descriptionOrientadora: Marta Morais da Costapt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Letras. Defesa: Curitiba, 2004pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.descriptionÁrea de concentraçao: Estudos literáriospt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho visou analisar a obra literária do paranaense Newton Sampaio, produzida na década de 30 do século XX. A análise foi desenvolvida sob a perspectiva da Estética da Recepção, teorizada por Hans-Robert Jauss, cuja proposta é destacar a participação do receptor na obra, estabelecendo, e até mesmo, direcionando sentidos e valores para ela ao longo do tempo. A dissertação inicia pela análise contextual do período compreendido entre os anos de 1920 a 1940, de modo a possibilitar um enquadramento histórico-cultural. Em seguida, tratou-se do Movimento Modernista, bem como das características do movimento que foram adotadas por Newton Sampaio. O terceiro capítulo trata da vida e da obra do autor paranaense, privilegiando o seu trabalho criador na literatura. O capítulo seguinte expõe os princípios fundamentais da Estética da Recepção, reaproveitados na análise da obra literária. A dissertação encerra-se com um estudo da obra Remorso. A pesquisa procurou não apenas resgatar e divulgar a obra de Newton Sampaio, bem como posicioná-la em relação à produção ficcional do Modernismo brasileiro, destacando nela os procedimentos modernistas que renovaram a escrita ficcional do período. Palavras-chave: Newton Sampaio, Estética da Recepção, Modernismo brasileiro, literatura paranaense.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The purpose of the present study was analyzed the literary work produced by Newton Sampaio at 30's years from the XX century. This analysis was developed under the perspective approach named Esthetical Reception Theory, establishing by Hans-Robert Jauss, which propound emphasizing the receptor participation in the guidance and even in directing the sense and values in due course of the work. This dissertation initiated by the contexture analysis the period of 1920 to 1940 enabling a historic and cultural framing. In the sequence, it was examined the Brazilian Modern Movement, as well as which characteristics from that event was adopted by Newton Sampaio. The third sequence examined the life of this author, who was born in Paraná, by considering his creative work. The next section expounded the primordial principles of the Esthetical Reception Theory to use to advantage this literary work analysis. This dissertation enclosed by examining the literary work entitled Remorso. The aim of this research was to redeem and make public the Newton Sampaio's work, as well as to take it in a firm stand among the fictional literature related to the Brazilian Modern Movement, detaching the modernist proceedings that renewing the fictional literature from that period. Key-words: Newton Sampaio, Esthetical Reception Theory, Brazilian Modernist Movement, literary paranaense.pt_BR
dc.format.extentx, 134f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectSampaio, Newtonpt_BR
dc.subjectLiteratura paranaensept_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.titleNewton Sampaio : a leitura de ontem e de hojept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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