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dc.contributor.authorSilva, Elizandra dapt_BR
dc.contributor.otherSegatto, Andrea Paulapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-21T18:43:31Z
dc.date.available2022-07-21T18:43:31Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/29750
dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Andréa Paula Segattopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 05/12/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 229-244pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e organizaçõespt_BR
dc.description.abstractResumo: Tecnologias Sociais incluem produtos, processos, instrumentos ou métodos que são reaplicáveis e representam efetivas soluções de transformação social, sendo desenvolvidas e/ou aplicadas com a interação da comunidade, adequadas ao contexto social, econômico e tecnológico dos seus usuários. As universidades públicas são importantes no desenvolvimento e disseminação destas tecnologias, que contribuem com a melhoria das condições de vida das populações com menores níveis de desenvolvimento socioeconômico. Por esta razão o objetivo deste estudo foi analisar o desenvolvimento de Tecnologias Sociais nas universidades públicas estaduais do Paraná. Trata-se de um estudo de caso múltiplo integrado, com abordagem qualitativa, concretizado em duas fases: uma fase exploratória que identificou o conjunto de Tecnologias Sociais existentes nas universidades pesquisadas, e uma fase descritiva, que analisou as tecnologias e seu processo de desenvolvimento. A coleta dos dados da fase exploratória ocorreu de julho a setembro de 2012 com busca documental sobre o tema nos sítios eletrônicos das universidades e envio de questionários às Pró-Reitorias de Pesquisa e de Extensão. A análise desta etapa utilizou a técnica de Análise de Conteúdo para os documentos dos sítios eletrônicos, e análise textual e objetiva dos dados das Pró-Reitorias. A coleta de dados da fase descritiva ocorreu entre agosto e setembro de 2012 com envio de questionários, coleta documental e realização de entrevistas com os coordenadores sobre as Tecnologias Sociais desenvolvidas. A análise desta fase se baseou nas categorias analíticas definidas, e como técnica analítica utilizou-se a Síntese Cruzada dos Casos para apresentação dos casos individuais e comparativos. O horizonte de tempo foi delimitado aos projetos desenvolvidos entre 2007 e 2012, e os casos estudados foram todas as seis universidades públicas estaduais do Paraná, das quais foi analisado um total de dez Tecnologias Sociais. Os resultados demonstraram que as Tecnologias Sociais desenvolvidas atendem aos princípios característicos estabelecidos pela literatura (transformação social, desenvolvimento participativo, contextualização local, simplicidade, baixo custo, reaplicabilidade, viabilização de empreendimentos populares) e os tipos predominantes de adequação sociotécnica foram o ajuste do processo de trabalho e a incorporação de conhecimento científico-tecnológico existente. A maior parte das tecnologias se encontra nas fases de desenvolvimento de criação e viabilidade técnica, e poucas consolidaram as fases de viabilidade política e viabilidade social. A participação da comunidade é intensificada na fase de viabilidade técnica, houve realização de parcerias financeiras e técnicas para o desenvolvimento de todas as tecnologias, com organizações predominantemente de origem pública, e o processo de construção atende, com poucas exceções, aos requisitos práticos sugeridos na literatura (reconhecimento de autoria, registro da experiência, sistematização dos processos de construção, status de excelência, manualização, e formação e capacitação). O estudo demonstrou que as Tecnologias Sociais desenvolvidas nas universidades públicas estaduais do Paraná contribuem com o desenvolvimento socioeconômico regional, confirmando as considerações encontradas na literatura e apresentando avanços no conhecimento, como a identificação do atendimento a necessidades de adequação sociotécnica e a ocorrência da participação da comunidade principalmente na fase de viabilidade técnica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Social Technologies include products, processes, tools or methods that are reapplicable and represent effective solutions for social transformation. They are developed and/or implemented in collaboration with the community interaction, adapted to the social, economic and technological context of their users. Public universities are important in the development and dissemination of these technologies, which contribute to improving the living conditions of populations with lower levels of socioeconomic development. For this reason, this study aims to analyze the development of Social Technologies in the state public universities in Paraná. It is an integrated multiple case study, with a qualitative approach, implemented in two phases: an exploratory phase, which identified a set of Social Technologies existing in the universities surveyed, and a descriptive phase, which examined the technologies and their development process. Data collection of the exploratory phase was carried out from July to September 2012 by searching documents on the topic in the websites of the universities and sending questionnaires to the Pro-Rectories of Research and Extension. At this stage, the analysis was based on the technique of Content Analysis for the documents of the websites, and textual and objective analysis of the data from the Pro-Rectories. Data collection of the descriptive phase was carried out between August and September 2012 by sending questionnaires, collecting documents and conducting interviews with coordinators concerning the Social Technologies developed. At this stage, the analysis was based on analytical categories previously defined, and the analytical technique used was the Cross-Case Synthesis for presentation of both the individual and comparative cases. The time horizon was limited to projects developed between 2007 and 2012, and the cases studied were all six state public universities in Paraná, with an amount of ten Social Technologies being analyzed. The results showed that the Social Technologies developed meet the typical principles established in the literature (social transformation, participatory development, local contextualization, simplicity, low cost, reusability, promotion of popular projects) and the predominant types of socio-technical adequacy were the adjustment of the work process and the incorporation of existing scientific-technological knowledge. Most technologies are in the phases of development of creation and technical feasibility, and few have already consolidated the phases of political and social feasibility. Community participation is intensified during the phase of technical feasibility; financial and technical partnerships with predominantly public organizations were set up for the development of all technologies; and the construction process meets, with few exceptions, the practical requirements suggested in the literature (recognition of authorship, record of experience, systematization of the construction processes, status of excellence, manualization, and education and training). The study showed that Social Technologies developed in the state public universities in Paraná contribute to regional socioeconomic development, confirming the considerations found in the literature and presenting advances in knowledge, such as the identification of the accomplishment of socio-technical adequacy requirements and the occurrence of the community participation, mainly in the phase of technical feasibility.pt_BR
dc.format.extent260f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectResponsabilidade social - Estudo e ensino (Superior) - Paranápt_BR
dc.subjectDesenvolvimento social - Paranápt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleO desenvolvimento de tecnologias sociais nas universidades públicas estaduais do Paranápt_BR
dc.typeTesept_BR


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