Aspectos concernentes às origens do psiquismo na estruturação das crianças autistas e psicóticas : contribuições ao contexto da educação inclusiva

View/ Open
Date
2012Author
Fleith, Verônica
Metadata
Show full item recordSubject
Dissertações - EducaçãoEducação inclusiva
Crianças autistas
Psicanálise
Psicoses infantis
Representação (Psicanálise)
Educação
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
DissertaçãoAbstract
Resumo: Esta pesquisa se insere no debate sobre os desafios da educação inclusiva de crianças e adolescentes autistas e psicóticos e teve como objetivo principal investigar e desenvolver conceitos que elucidem os processos de pensamento e linguagem no autismo e na psicose infantil. Também buscou fornecer subsídios teóricos a educadores que permitam conceber a singularidade decorrente dos processos de estruturação psíquica dessas crianças, de forma a contribuir na sustentação do desejo no trabalho com a educação inclusiva. A metodologia adotada para essas finalidades foi a pesquisa bibliográfica. Realizou-se uma pesquisa de conceitos dentro do referencial psicanalítico, partindo do conceito de representação tal como desenvolvido por Freud, percorrendo o desenvolvimento de seus conceitos, bem como de Silvia Bleichmar e Piera Aulagnier. Após situar o leitor da importância das articulações interdisciplinares no campo da educação inclusiva, lembrando sobre os processos segregatórios constituintes do laço social e da polêmica diagnóstica em torno dos conceitos de autismo e de psicose na infância, a pesquisa investigou os aspectos concernentes a constituição da subjetividade em seus primórdios, a articulação entre a representação e a pulsão, a fundação do inconsciente, a instalação do autoerotismo, os primeiros modos de inscrição psíquica que oferecem a rede de base entre as representações e a ancoragem para o processo de constituição do eu e de seus processos identificatórios. São realizadas articulações dos conceitos com os fenômenos encontrados no autismo e na psicose, refletindo-se sobre o processo de simbolização nessas estruturações psíquicas, e enfatizando-se que tais processos dependem de como estão inscritas as representações, se existem representações pulsionais investidas e das suas retranscrições em representações de palavra, tanto quanto da possibilidade da configuração do eu representacional narcisista. Ao longo da pesquisa foi se evidenciando o modo como o psiquismo, desde seus primórdios, metaboliza os efeitos dos encontros com outros psiquismos, o que tem efeitos nas possibilidades de enlace ao outro e de simbolização da experiência subjetiva, tanto quanto nas defesas psíquicas eventualmente necessárias e nas reações diante dos demais. Diante de cada encontro que um ser humano, provido de um psiquismo, experencia em sua vida, produzem-se representações próprias e uma organização e dinâmica particular entre elas, sendo uma metabolização singular do sujeito em vias constituição, uma criação própria. As conclusões conduzem a algumas reflexões sobre o ato educativo diante de crianças com autismo e psicose, levando essas reflexões a que, por um lado, se considerem os limites da condição psíquica específica de cada criança, e por outro, apontam para a necessidade de manutenção do desejo de que alguma ação, algum som, alguma palavra dirigida à criança possa favorecer nela uma abertura ao enlace com o outro e com a cultura. Abstract: This research fits into the debate concerning the challenges presented in the process of Inclusive Education of autistic and psychotic children, and more specifically the aim was to investigate and develop concepts that can contribute to elucidate the processes involved in the development of thought and language in this children. Also, in order to contribute with the maintenance of the desire in the educators to go on working with Inclusive Education, this study intended to bring theoretical support with the purpose of providing them with concepts to help them to take into consideration the uniqueness on the processes of these children as they structure their mental life. The methodology adopted to achieve these purposes was the bibliographical research based on the psychoanalytic references, starting from the concept of representation as developed by Freud, until the concepts proposed by Silvia Bleichmar and Piera Aulagnier. After clarifying the reader about the importance of the interdisciplinary articulations, the presence of all kinds of segregations in this process and the controversy concerning the diagnostics of autism and psychosis in children, when one speaks of Inclusive Education, this research investigated the aspects concerning the constitution of subjectivity in child in her early days, the articulation between the representation and the pulsional force, the foundation of the unconscious, the installation of autoerotism, and the primary modes of psychic registration that will provide the basis for the process of identification. The work followed proposing some link between the concepts and the phenomena presented by the autistic and psychotic children connected with the process of symbolization in these psychic structures, emphasizing that such processes depend on how the inscriptions of the representations happened, if they were invested and retranscribed in word, as well as the possibility of engendering a narcissist representation of the I. As this study developed it became possible to deduce the way the psyche, since its origin, metabolizes the effects of the encounters with the other, which has effects on the symbolization of the subjective experience, with the consequences on the linkage with others as well as the necessary psychological defenses and reactions towards them. Being so, it seems possible to say that, in the encounter with the other, a human being, provided with a psyche, creates its own representations and produces a dynamic and particular organization among them, turning out to be a singular subject. The conclusion leads to some reflections about the educational act, when considering the school inclusion of children with autism and psychosis, that goes in two directions: one consists in the necessity of considering the limits and the possibilities of the specific mental condition of each child, and other points out to the necessity of the maintenance of the desire that some action, some sound, some word addressed by the teacher to the child is able to encourage her to open herself to produce a link between her and the other and, furthermore, with the culture.
Collections
- Teses & Dissertações [6964]