Comercialização de energia elétrica na visão do consumidor potencialmente livre
Date
2013-03-08Author
Souza, Helen Paula Dutra de
Metadata
Show full item recordSubject
TesesEnergia elétrica - Comercialização
Energia eletrica - Consumo
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
DissertaçãoAbstract
Resumo: No atual mercado brasileiro de energia elétrica existe a possibilidade de escolha do fornecedor de energia pelos consumidores livres, bem como regras e regulamentações a serem seguidas pelos agentes do setor. Os ambientes de mercado em vigor estão divididos em cativo e livre e permitem contratações diferenciadas, com a possibilidade de que os consumidores possam optar por um ambiente mais competitivo na busca por benefícios estratégicos e econômico-financeiros. Esse estudo tem como foco o consumidor potencialmente livre e busca esclarecer o funcionamento e as opções desses ambientes de mercado. Nesse sentido, foi escolhida a técnica de Dinâmica de Sistemas para o estudo das relações entre as principais variáveis que impactam nessa contratação e para uma modelagem ampla da comercialização de energia. São mostradas as regras, os possíveis riscos econômicos, suas opções no mercado, funcionalidades da operação e benefícios sob a ótica desse potencial consumidor. A técnica proposta é composta por um modelo estruturado do problema de comercialização de energia, que visa orientar as decisões de investimento por parte do consumidor com uma avaliação ampla do mercado energético. A ferramenta computacional desenvolvida permite ao consumidor avaliar a decisão econômica sobre sua migração entre os ambientes de mercado. Os resultados obtidos, com simulações e testes, permitem não apenas validar a modelagem proposta, mas também comprovam os benefícios dessas avaliações sistêmicas como estratégia de contratação no mercado atual.
Collections
- Dissertações [308]