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dc.contributor.advisorKlein, Lígia Regina, 1952-pt_BR
dc.contributor.authorBoldrini, Eliane Beept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduaçao em Educaçaopt_BR
dc.date.accessioned2013-03-07T19:54:05Z
dc.date.available2013-03-07T19:54:05Z
dc.date.issued2013-03-07
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/29694
dc.description.abstractResumo: A partir de um estudo de caso: a luta pela construção da estrada do Porto de Antonina, litoral norte do Estado do Paraná/Brasil, este trabalho tem como objetivo explicitar a ideologia da Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável. O Porto de Antonina paralisou e revitalizou as suas operações por diversas vezes ao longo do século que passou. Em 1996 as atividades portuárias foram revitalizadas através da constaição e operação do Terminal Portuário da Ponta do Félix. Em função da ausência de acesso rodoviário adequado para o Porto de Antonina, a sua revitalização promoveu diversos impactos sociais e ambientais nos municípios de Antonina e Morretes, uma vez que os caminhões com destino ao Porto atravessam as duas cidades, expondo diariamente a vida de milhares de pessoas. Contudo, os Ministérios Públicos Estadual e Federal, através de ferramentas jurídicas, têm inviabilizado a construção de uma nova via de acesso ao Porto, alegando que não existe interesse coletivo que justifique lesar o erário público com a construção de uma estrada e degradar o meio ambiente numa região de preservação permanente: a Mata Atlântica. Para os representantes destes órgãos ambientais, o verdadeiro interesse público é o meio ambiente, porque dele dependem a humanidade e a qualidade de vida das futuras gerações, segundo os fundamentos da concepção do desenvolvimento sustentável. A metodologia em que este trabalho se apoia combina pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa de campo participativa e toma, como objeto empírico para análise da questão, os projetos de preservação da Mata Atlântica e a luta pela construção da estrada que desviaria o trânsito de veículos pesados da rede urbana dos municípios de Antonina e Morretes. A categoria de totalidade e a categoria de contradição fundamentam o método de análise. As categorias de Desenvolvimento Sustentável, de Conservação dos Ecossistemas da Mata Atlântica e de Educação Ambiental, definem as categorias de conteúdo do objeto empírico de investigação. As categorias de Superpopulação, Superconsumo e Superprodução definem as categorias de conteúdo na análise crítica em relação à concepção de desenvolvimento sustentável. Nesse trabalho demonstraremos que os argumentos das autoridades ambientais é uma ideologia da sociedade burguesa que tem por objetivo dissimular os interesses por reserva de mercado na preservação dos recursos naturais. Nesse contexto, o principal objetivo da ideologia da educação ambiental para o desenvolvimento sustentável é o de mascarar a luta de classes na sociedade. Na medida em que a sua pedagogia volta-se para o indivíduo (cidadão ou empresa), esta concepção passa a idéia de que o todo da sociedade é a soma das partes. Nesse sentido, para conquistar a sustentabilidade ambiental no atual desenvolvimento, esta ideologia vende a idéia de que basta cada um fazer a sua parte. Assim, a contradição entre Trabalho e Capital resume-se numa questão de ser ou não ser "politicamente correto", com isto transforma as questões econômicas mais relevantes da sociedade em questões morais. Nesta perspectiva, a solução para os problemas ambientais no planeta passa a ser uma questão de conscientização, uma questão de educação ambiental para promover o desenvolvimento sustentável. Palavras-chave: Educação Ambiental; Desenvolvimento Sustentável; Mata Atlântica; Materialismo Histórico e Dialéticopt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.titleA ideologia da educaçao ambiental para o desenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.typeTesept_BR


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