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dc.contributor.advisorCamargo, Sérgio, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorRoehrig, Silmara Alessi Gueburpt_BR
dc.date.accessioned2024-04-08T12:33:28Z
dc.date.available2024-04-08T12:33:28Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/29677
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Sergio Camargopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 19/02/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 102-106pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho apresenta uma investigação sobre como os pressupostos da Educação com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) se configuram no contexto das Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (DCE/PR) da disciplina de Física. O objetivo é compreender como esta vertente do Ensino de Ciências foi considerada na construção do documento curricular paranaense, no sentido de identificar se esteve presente nas discussões que permearam o processo de elaboração do texto e como era considerada pelos coordenadores e técnicos diretamente envolvidos com a equipe de Ensino de Física da Secretaria da Educação do Estado do Paraná (SEED/PR). Como fundamentação teórica, utilizamos Cerezo (1998) e Bazzo et al. (2003) para a caracterização do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade e o campo dos estudos CTS; Ziman (1980) e Aikenhead (1994), entre outros, por sua contribuição para a constituição do campo da Educação Científica com enfoque CTS, além de Chassot (2011) e Santos e Auler (2011), entre outros autores brasileiros, que contribuíram para a consolidação desta linha de pesquisa no Brasil. A constituição dos dados ocorreu a partir da pesquisa documental, sendo objetos da análise os documentos curriculares da disciplina de Física já publicados no Paraná (PARANÁ, 1993; 2006; 2008), além de entrevistas com sujeitos que estiveram envolvidos no processo de elaboração do texto, tal como técnicos e coordenadores da SEED/PR, além de outros que participaram indiretamente, como consultor externo e leitor crítico. Para a análise dos dados foi utilizada a metodologia da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011), que auxiliou no processo de constituição das categorias de análise, tais quais: enfoque na aplicação da ciência, interdisciplinaridade, enfoque histórico, enfoque filosófico, enfoque sociológico, problematização, contextualização, tomada de decisões, currículo orientado no aluno, formação crítica/cidadania, outras vertentes do Ensino de Física e aspectos políticos nas decisões curriculares. Como resultados, apontamos que dentre estas doze dimensões que podem remeter a um trabalho com as relações CTS, algumas são contempladas no documento estudado (enfoque na aplicação da ciência, enfoque histórico, enfoque filosófico, enfoque sociológico e formação crítica/cidadania), outras são contempladas, porém com concepções que não convergem para uma Educação com enfoque CTS (interdisciplinaridade, problematização e contextualização), e há ainda aquelas que não estão presentes no documento (tomada de decisões e currículo orientado no aluno). Além destes aspectos, percebemos que houve uma preocupação em incluir diversas vertentes, mas a Educação com enfoque CTS em si não é explicitamente mencionada. Dentre os motivos que influenciaram tal posicionamento estão questões de ordem política, que influenciaram na configuração final do texto das DCE/PR na medida em que alguns encaminhamentos contrários às concepções da equipe gestora foram ignorados. Desta forma, apesar de contemplar algumas das dimensões CTS, as DCE/PR de Física não foram constituídas com a intenção de promover trabalhos que envolvam as relações entre ciência, tecnologia e sociedade nas escolas públicas do Estado do Paraná.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work presents a research about how the Science, Technology and Society (STS) Education concepts were considered in the Physics Curriculum Guidelines of the State of Paraná (DCE/PR). The purpose is to comprehend how this Science Education tendency was considered in this document, in order to identify if it was present in the discussions that took place in its formulation process, and still find out how the members of the Physics teaching department at the State Secretariat of Education (SEED/PR) had dealt with it. As the theoretical background, we considered the contributions of Cerezo (1998) and Bazzo et. al (2003) for the characterization of the Science, Technology and Society movement, Ziman (1980) e Aikenhead (1994), among others, for their contribution in the field of STS Education approach in scientific education, as well as Chassot (2011) and Santos & Auler (2011), among other Brazilian authors, who contributed to the consolidation of this research line in Brazil. The data were constituted since two techniques: the documental research, being the analysis material all Physics curricular documents ever published in the State of Paraná (PARANÁ, 1993; 2006; 2008), and interviews with some of the subjects who participated in the process of the document text elaboration, as well as technicians and coordinator of SEED/PR, among others who where indirectly involved, such as consultant and reader. For data analysis we used the Discursive Textual Analysis (MORAES; GALIAZZI, 2011), which helped in the categories constitution process, that are: approach through relevance of science, interdisciplinary approach, historical approach, philosophical approach, sociological approach, problematic approach, contextualization, decision making, student oriented curriculum, citizenship, other Physics Teaching tendencies and political aspects on the curricular decisions. The results show that between these twelve dimensions in which a work with the STS relations could be placed, some of them are present in the investigated document (approach through relevance of science, interdisciplinary approach, historical approach, philosophical approach, sociological approach and citizenship); some of them were contemplated, but with a conception that does not agree with the STS Education (interdisciplinary approach, problematic approach and contextualization), and still there were those which were not found in the document (decision making and student oriented curriculum). Moreover, we noticed a concerning on adding in several other Science Education trends, but STS Education itself was not explicitly mentioned. Among the reasons that contributed with such position we indicate some issues of political nature that had an affect on the final DCE/PR text configuration, as in observing some rules stipulated by the management team, specially the ones that concerned to avoid some referrals considered averse to their ideals. Thereby, although the Physics DCE/PR may consider some of the STS dimensions, this document was not built with the intention of fomenting a work planning that cares about the science, technology and society relations in the state of Paraná public schools network.pt_BR
dc.format.extent161f + 97f. de anexo : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino - Currículospt_BR
dc.subjectEnsino de segundo graupt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleEducação com enfoque ciência, tecnologia e sociedade - CTS - nas diretrizes curriculares de física do Estado do Paranápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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