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dc.contributor.advisorHeemann, Adriano, 1973-pt_BR
dc.contributor.authorFontana, Isabela Mantovanipt_BR
dc.contributor.otherFerreira, Marcelo Gitirana Gomespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2020-03-10T13:13:56Z
dc.date.available2020-03-10T13:13:56Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/29284
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Adriano Heemannpt_BR
dc.descriptionCo-orientador: Prof. Dr. Marcelo Gitirana Gomes Ferreirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 22/11/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 108-112pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho enfoca o desenvolvimento de fatores críticos de sucesso para a colaboração no design de Sistemas Produto-Serviço (PSS - product-service systems) sendo que a concepção de PSS visa diminuir o consumo de produtos através do uso em si do produto. Para que ocorra uma maior consolidação do envolvimento do design nas soluções relacionadas à PSS, torna-se necessário uma ampliação das habilidades do designer para novos domínios, em que o design tornou-se uma atividade complexa e colaborativa, movendo-se além do envolvimento do usuário simples para se tornar uma tarefa altamente interdisciplinar. Apesar de a colaboração por um lado ser um meio facilitador para a projetação, por outro lado ela parece também trazer em si dificuldades relacionadas à sua efetividade, principalmente quando atrelada a um processo de um conceito novo de produto, como o PSS. Portanto, apresentam-se como necessários os fatores críticos de sucesso (FCS) para a colaboração entre indivíduos, de diferentes áreas e procedências, participantes na concepção de um PSS. Esta pesquisa apresenta uma estrutura com os FCS encontrados e validados, direcionados aos interessados na concepção de PSS. Para conseguir estruturar os FCS levantados de acordo com as dimensões do PSS no design de PSS, foi feita primeiramente uma análise separada dos FCS do PSS e da colaboração no design. A partir daí, foi elaborada uma matriz piloto de relacionamento desses FCS que possibilitou a formulação dos FCS para a colaboração no design de PSS. Para validar os FCS definidos aplicou-se um questionário de perguntas fechadas, múltipla escolha com escala Likert, cujos resultados dos foram tabulados e tratados por meio de teste estatístico (Kolmogorov-Smirnov) para que fosse possível comprovar que com a amostragem utilizada, os FCS tidos como críticos pelos respondentes, realmente poderiam ser considerados como FCS para a colaboração no design de PSS. A partir dos subsídios conseguidos com o presente trabalho, é possível sugerir estudos mais aprofundados com uma amostragem maior de respondentes para que seja possível hierarquizar os FCS encontrados e validados, assim como para comprovar, ou não, as tendências de aceitação ou rejeição elucidadas pelas frequências de respostas. Considerando, ainda, que a presente pesquisa enfocou na fase de identificação de FCS, recomenda-se uma abordagem posterior que trate a sua implementação. Estudos futuros poderiam, ainda, focar na elaboração de ferramentas para que os FCS sejam aplicados e atualizados de acordo com o contexto de cada empresa, assim como metodologias para facilitar a transição das empresas para essa nova forma de concepção de sistemas de produtos e serviços. Pode-se concluir, finalmente, que o presente trabalho identificou os FCS para a colaboração no design de PSS, estruturando-os de acordo com as dimensões do PSS direcionados a interessados na concepção de PSS, tanto indústrias como universidades. Esses FCS contribuem para uma gama maior de informações norteadoras do processo colaborativo de concepção de PSS. Tal auxílio, por sua vez, pode culminar em sucesso deste tipo de projeto em uma sociedade que ruma ao consumo sustentável.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper focuses on the development of a listing of critical success factors (CSF) for collaboration on design of Product-Service System (PSS). The conception of PSSs aims to reduce the consumption of products through the use of the product itself. In order to have further consolidation of the involvement of design solution related to PSS, it becomes necessary to increase the skills of designers towards new areas where the design process has become a complex, collaborative, moving from the simple task of user involvement to a highly interdisciplinary field of study. Although collaboration on one hand come as a means of projecting facilitator, on the other hand it also carries within itself the difficulties related to its effectiveness, especially when linked to a process of a new concept product, such as PSS. Therefore, this reaseach presents the need to use critical success factors (CSFs) for collaboration between individuals from different areas and backgrounds, participants in the design of a PSS. This research presents a framework with CFS found and validated, targeted to those interested in designing PSS. To structure the CFS raised according to the dimensions of PSS, was first made a separate analysis of the CFS from PSS and collaboration in design. From there, we created a matrix of these pilot CFS relationship that enabled the development of CFS for collaboration in the design of PSS. To validate the CFS defined it was applied a questionnaire of closed questions, multiple choice with Likert scale, which results were tabulated and processed by statistical test (Kolmogorov-Smirnov) to make it possible to prove that the sample used, the CFS seen as critical by respondents, could really be considered as CFS for collaboration in the design of PSS. From subsidies achieved with this work, it is possible to suggest further studies with a larger sample of respondents to be able to rank the CFS found and validated, as well as to confirm, or not, trends elucidated by acceptance or rejection from reponses' frequencies. Considering also that this research focused on the identification phase of CFS, we recommend an approach that treats its subsequent implementation. Future studies could also focus on the development of tools to apply and update the CFS according to the context of each company, as well as methodologies to facilitate the transition of businesses to this new way of designing systems, products and services. It can be concluded, finally, that the present work has identified the CFS for collaboration in the design of PSS, structuring them according to the dimensions of the PSS, targeted to stakeholders in the design of PSS, both industries as universities. These CFS contribute to a wider range of information guiding the collaborative process of designing PSS. Such aid, in turn, may result in this type of project success in a society that heads towards a sustainable consumption.pt_BR
dc.format.extent143f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Designpt_BR
dc.subjectDesenho industrialpt_BR
dc.subjectDesenho (Projetos)pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectQualidade dos produtospt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.titleFatores críticos de sucesso para a colaboração no design de sistemas produto-serviçopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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