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dc.contributor.advisorCunha, Sieglinde Kindl da, 1951-
dc.contributor.authorMaçaneiro, Marlete Beatriz
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.date.accessioned2015-11-17T15:11:53Z
dc.date.available2015-11-17T15:11:53Z
dc.date.issued2012
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/29282
dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Sieglinde Kindl da Cunha
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 30/11/2012
dc.descriptionBibliografia: fls. 222-231
dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e Organizações
dc.description.abstractResumo: Este estudo foi desenvolvido sob a perspectiva da Teoria Econômica Evolucionista, que considera a capacidade de inovação das organizações em processo de concorrência não baseado no equilíbrio do mercado, e sim trata da noção de paradigmas e trajetórias tecnológicas em evolução. Nesse âmbito, cabe destacar a importância de analisar os fatores que compõem os condutores da gestão da ecoinovação nas organizações, com o propósito de verificar quão esses condutores são relevantes na forma de as empresas definirem suas estratégias. Portanto, este estudo é centrado na mudança para o paradigma da tecnologia ecoinovadora nas organizações, considerando-se a inovação como essencial no desenvolvimento da sustentabilidade ambiental. Teve como objetivo geral estabelecer relações entre os fatores contextuais internos e externos às organizações do setor de Celulose, Papel e Produtos de Papel e a adoção de estratégias de ecoinovação proativas e reativas, verificando o efeito da posição da empresa na cadeia produtiva. A metodologia foi embasada na abordagem quantitativa, por meio da estratégia de levantamento de corte transversal (survey cross-sectional). Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o questionário computadorizado, no formato autoadministrado, respondido por 117 empresas do setor. A análise dos dados foi baseada principalmente na estatística paramétrica, por meio de teste de correlação em sete hipóteses definidas a partir da literatura utilizada. Dentre os principais resultados, pôde-se definir uma taxonomia para as empresas da amostra, por intermédio da análise de clusters, as quais foram agrupadas em torno de suas estratégias de ecoinovação, sendo definidas como: organizações reativas, indiferentes, proativas e organizações ecoinovadoras. Outros resultados foram obtidos na investigação da existência de relações entre seis construtos de fatores contextuais internos e externos (regulamentação ambiental, uso de incentivo ambiental e à inovação, efeitos de reputação, apoio da alta administração, competência tecnológica e formalização ambiental) e a adoção de estratégias de ecoinovação reativas e proativas. Avaliou-se nessas relações a interferência de variáveis intervenientes (porte, idade, origem do capital e mercado de atuação) e, por último, verificou-se a incidência do posicionamento da empresa na cadeia produtiva do setor, na relação entre os fatores contextuais internos e externos e a adoção de estratégias de ecoinovação.
dc.description.abstractAbstract: This study was developed from the perspective of Evolutionary Economic Theory, which considers innovation capacity of organizations in the process of competition is not based on market equilibrium, but instead deals with the notion of evolving paradigms and technological trajectories. In this context, it was emphasized the importance of analyzing the factors that compose the drivers of eco-innovation management in organizations, in order to check how these drivers are relevant to the way of companies define their strategies. Thus, this study is focused on the change of the paradigm of the eco-innovative technology in organizations, considering innovation as essential in the development of environmental sustainability. It had as general goal to establish relationships between internal and external contextual factors to the organizations Pulp sector, Paper and Paper Products and development of eco-innovation strategies, under the company's position in the supply chain. The methodology was based on the quantitative approach, through the raising strategy of survey cross-sectional. As an instrument of data collection, it was used the computerized questionnaire, in self-administered size, answered by 117 companies in the sector. Data analysis was based mainly on parametric statistics, by correlation test in seven hypothesis defined from the literature used. Among the main results, it can define taxonomy for the sample companies, through clusters analysis, which were grouped around their eco-innovation strategies, being defined as: reactive organizations, indifferent, proactive and eco-innovator organizations. Other results were obtained in the investigation as the existence of relationships among six constructs of internal and external contextual factors (environmental regulations, use of environmental incentive and innovation, reputation effects, support from top management, technological expertise and environmental formalization) and the adoption of reactive and proactive eco-innovation strategies. It was evaluated in these relationships the interference of intervening variables (size, age, and origin of the capital market share) and finally, was checked the incidence of the company's position in the supply chain sector, in relationship between internal and external contextual factors strategies and the adoption of eco-innovation.
dc.format.extent236f. : il. , grafs., tabs.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectGestão ambiental
dc.subjectResponsabilidade social da empresa
dc.subjectDesenvolvimento sustentável
dc.subjectPapel - Industria
dc.subjectTeses
dc.subjectAdministração
dc.titleFatores contextuais e a adoção de estratégias de ecoinovação em empresas industriais brasilieras do setor de celulose, papel e produtos de papel
dc.typeTese


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