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dc.contributor.advisorHorn, Geraldo Balduínopt_BR
dc.contributor.authorVieira, Wilson Josépt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-01T16:26:09Z
dc.date.available2020-10-01T16:26:09Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/29273
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Geraldo Balduíno Hornpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/09/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 129-136pt_BR
dc.description.abstractResumo: Procura compreender o sentido e lugar do texto clássico de Filosofia nas aulas de Filosofia das escolas públicas paranaenses do Ensino Médio. A reinserção desta como disciplina obrigatória no currículo do Ensino Médio em todo território nacional e, particularmente, a forma como tal reinserção vem ocorrendo no estado do Paraná, foram determinantes para a realização da análise proposta. Nesse estudo, é apresentado um diagnóstico sobre o modo como a Filosofia está inscrita, enquanto disciplina curricular no Ensino Médio, nas escolas públicas paranaenses, bem como uma análise sobre como os professores entendem o uso do texto clássico nas aulas de Filosofia. O levantamento empírico foi realizado entre agosto e dezembro de 2010, quando foram enviados 1377 (mil trezentos e setenta e sete) questionários a professores de Filosofia da rede pública de ensino do Estado do Paraná (1277 enviados por e-mail e 100 impressos em encontro realizado pelo NESEF - Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre o Ensino de Filosofia). Desses questionários 148 (cento e quarenta e oito) foram respondidos. Em função da Lei federal 11.684/08, que tornou obrigatória a inclusão da Filosofia na matriz curricular do Ensino Médio, a partir de 2010 a disciplina passa a figurar em todos os 1429 (mil quatrocentos e vinte e nove) colégios estaduais e em ao menos duas séries do nível médio. Em relação ao uso do texto, foi possível depreender que, de alguma forma, os textos de Filosofia estão presentes nas salas de aula, mas que nem sempre a formação do professor lhe possibilita condições efetivas de trabalho com o texto filosófico. A investigação mostra que os professores escolhem o texto clássico a partir de critérios como a linguagem acessível e de fácil compreensão e a relação do texto com o tema estudado e com problemas do cotidiano. Quanto ao método de leitura, os professores leem com os estudantes e interpretam trechos do texto. As principais dificuldades quanto ao uso do texto clássico são a ausência do hábito de leitura entre os estudantes e sua dificuldade de interpretação e a abstração do texto clássico, que está longe da realidade cotidiana e pouco acessível aos estudantes de Ensino Médio. Apesar disso, os professores estão convencidos da importância da utilização dos textos clássicos de Filosofia. Quanto aos resultados pedagógicos a partir do uso, os professores afirmaram que os estudantes melhoram o vocabulário e que, a partir de tais leituras, ocorre um desenvolvimento da criticidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The main question of this article is understanding the meaning and position of the Philosophy classic text in Philosophy classes of Parana public High School. The reintegration of Philosophy as a required subject in High School curriculum throughout the national territory and particularly how it has been happening in the State of Paraná, was crucial to the proposed analysis. It presents an assessment of how Philosophy is inscribed as a curriculum subject in public schools in Paraná, as well as an analysis of how teachers understand the Philosophy classic text use in Parana classes. The empirical survey was conducted from August to December 2010 from questionnaires answered by 148 (approximately 10%) teachers from public schools in the state of Paraná, total of 1,377 questionnaires were sent by e-mail and 100 answered at a NESEF meeting. In 2010, according to the Federal Law 11.684/08, the Philosophy teaching in High School is required. Then, it is presented in all 1429 "High School" schools in at least two grades. Concerning to the use of the text, it was possible to conclude that somehow the Philosophy texts are present in classrooms, but not always teacher's training enable them conditions for effective work with the philosophical text. The research shows the easy language, the relationship between the studied theme and the everyday life problems have been criteria for the choice of Philosophy classic texts by teachers. Teachers have read and have interpreted pieces of the text with their students as a reading method. The main difficulties from the use of the text are that the students have not had the practice of reading and interpreting the texts. Besides, Philosophy texts are much complex and far from reality. However, teachers are convinced of their importance and utilization. About the pedagogical results, teachers said that students improved their vocabulary and they could think critically about the texts they read.pt_BR
dc.format.extent213 f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectFilosofia - Introduçõespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO ensino de filosofia e o uso do texto clássico de filosofia : análise a partir das escolas públicas paranaenses de ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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