Protótipo de ambiente virtual educacional para atividade típica da construção civil brasileira
Date
2013-01-16Author
Stange, Fabiano Paulico
Metadata
Show full item recordSubject
TesesRealidade virtual
Simulação (Computadores)
Construção civil - Estudo e ensino
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
DissertaçãoAbstract
Resumo: Atualmente, a indústria brasileira de construção está passando ao processo econômico que resulta em um polo atrativo para os jovens. Eles estão se esforçando para aprender profissões como Arquitetura, Engenharia E Construção. Eles pertencem a uma geração onde o computador está presente em suas vidas para acessar informações e conhecimento. Esta geração não é mais um receptor passivo de conteúdos transmitidos, mas um produtor do seu conhecimento através de mídias interativas nos dias de hoje. Mas, a educação no Brasil nas áreas da Arquitetura, Engenharia e Construção ainda estão baseadas em um paradigma onde o conhecimento está centrado na figura do educador. O educador brasileiro não explora os recursos que são familiares a esta nova geração. Isso ressalta a necessidade de mudar este paradigma, utilizando recursos da aprendizagem medida por tecnologias da informação e comunicação. Pesquisando contextos de aprendizagem em Arquitetura, Engenharia e Construção pode-se notar que a Realidade Virtual se apresenta como uma poderosa ferramenta educacional. O objetivo da dissertação de mestrado é o desenvolvimento de uma ferramenta para analisar e complementar o processo de ensino e aprendizagem. É apresentado um protótipo de ambiente virtual educacional para simular atividades típicas da construção civil brasileira que foi testado por alunos e docente do curso de graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná, demonstrando sua usabilidade e eficácia como ferramenta de treinamento e aprendizagem. Conclui-se que através da experiência com o ambiente virtual protótipo um aprendiz possa entender a tarefa simulada de maneira mais intuitiva e menos opressora do que as metodologias usuais em sala de aula, ao mesmo tempo em que visa incentivar os educadores a buscar pedagogias mais inovadoras e motivadoras.
Collections
- Dissertações [222]