Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPampu, Luiz Gustavopt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-30T17:31:16Z
dc.date.available2020-09-30T17:31:16Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/29029
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Odisséia Boaventura de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30 de março de 2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 115-118pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente investigação foi realizada em um curso de licenciatura em física visando compreender algumas dimensões dos processos de produção e de manifestação de sentidos. Para isto adentramos no Estágio Supervisionado I e II acompanhando alguns licenciandos. No primeiro semestre do estágio entrevistamos um grupo de licenciandos que escolheu como foco da docência o desafio de trabalhar com a história da ciência. A escolha deste grupo foi tanto devido a sua distribuição nas escolas quanto à familiaridade que tínhamos com esta temática. No segundo semestre escolhemos um subgrupo do anterior devido à impossibilidade de acompanharmos todos e dada a abertura que encontramos para nos inserir no campo de estágio. Para analisarmos e tecermos nossas considerações utilizamos principalmente dois conceitos o de ?recurso? e de ?pré-construído?. O primeiro representa algo mobilizado pelo sujeito tanto para significar como para expressar determinado sentido. Enquanto o segundo representa uma coincidência estatística dos ?recursos? dos sujeitos de um determinado campo social. A partir destes dois conceitos buscamos entender como eles se materializam nas relações pedagógicas e quais são suas características. Percebemos em nossa análise que as interações pedagógicas produzidas pelos licenciandos parecem funcionar através de uma censura sucessiva dos sentidos dos alunos. Ou seja, o futuro professor parece adaptar as suas formas de expressão buscando interditar as respostas erradas dos alunos, pois para o licenciando o que é preciso ser respondido está posto claramente em suas falas. Entretanto observamos uma abertura de espaço aos alunos na sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: We present here the results of an investigation into a degree course in physics seeks to understand some dimensions of production and expression of meaning. For this we enter the discipline of stage I and II and we follow some undergraduate students during its development. We interviewed a group of future teachers during the first half of the research. They chose as the focus of teaching the challenge of working with the history of science. The choice of this group was either due to their distribution in schools and the familiarity we had with this theme. In the second half. We chose a subset of the former due to inability to keep watching to all and because we found the opening to enter the training field in this place. We may weave our considerations we primarily use the two concepts of "resource" and "pre-built". The first is mobilized by the subject to build a sense and to express this sense. While the second represents a statistical coincidence of the "resources" of the subjects of a particular social field. From these two concepts we seek to understand how it materialize in pedagogical relations and what are its characteristics. Through analysis we can see that the pedagogical interactions produced by undergraduates seem to work through a succession of censoring students' senses. That is, the teacher seems to adapt their ways of expression seeking bans on what they consider wrong answers of the students, because for them what needs to be answered is clearly put in their speech. However we note that unlike a totally traditional pedagogy in which the student has no voice in this the undergraduates opening this place for them.pt_BR
dc.format.extent118 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de fisica - Formaçãopt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.subjectEstagios supervisionadospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleOs sentidos da prática docente : um estudo com futuros professores de físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples