A comunicação da criança sobre suas aprendizagens na pedagogia de projetos : em foco o corpo em movimento
Date
2012Author
Monteiro, Tatiane Lopes
Metadata
Show full item recordSubject
Dissertações - EducaçãoLinguagem corporal em crianças
Comunicação não-verbal nas crianças
Crianças - Conhecimentos e aprendizagem
Crianças - Desenvolvimento
Educação
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
DissertaçãoAbstract
Resumo: A presente pesquisa investigou como a criança pequena utiliza o movimento do seu corpo para comunicar suas aprendizagens. Para isto, investiguei crianças do 1º ano de uma escola de Ensino Fundamental que desenvolve a pedagogia de projetos. A justificativa para pesquisar a faixa etária de 5 e 6 anos é devido ao fato de que, até bem pouco tempo, essas crianças pertenciam ao seguimento da Educação Infantil e, devido à mudança pela lei 11.274 (BRASIL, 2004), passaram a frequentar um novo sistema escolar: o Ensino Fundamental de 9 anos. Assim o objetivo da pesquisa foi compreender como as crianças de 5/6 anos, inseridas no 1º ano do Ensino Fundamental, utilizam o movimento do seu corpo para comunicar suas aprendizagens? Os pressupostos teóricos adotados foram os estudos de Wallon e, para isto, utilizei os estudos de: Garanhani (2004, 2005, 2008) e Galvão (1992 e 2010) sobre as características do desenvolvimento infantil dessa faixa etária e para compreender o processo de escolarização na pedagogia de projetos utilizei as ideias de Loris Malaguzzi, por meio dos estudos de Hoyuelos (2006 e 2009). Os instrumentos para a produção de dados foram: a observação participante e entrevistas, com base nas orientações de: Lessard-Hérbert; Goyette e Boutin (2008); André (1993); Garcia (2011) e Cruz (2008). A análise organizou-se em três eixos: o movimento aleatório do corpo infantil, o movimento do corpo como suporte para a fala, e o movimento da criança com intenção: o gesto infantil. Assim, a pesquisa concluiu que as crianças que se encontram no 1º ano do Ensino Fundamental, tem características específicas em relação ao movimento do seu corpo e, estão passando por um processo de significação destes, os constituindo em linguagem: a linguagem movimento. Portanto, cabe a escola da infância ter consciência da movimentação do corpo infantil como uma necessidade de desenvolvimento e recurso para expressão e comunicação. E não como uma interpretação de má conduta da criança, ou seja, indisciplina. Abstract: The given research investigated how the small child uses the movement of his/her body to communicate his/her knowledge about the project investigation. For this work to be done, children of the first grade of an Elementary school that develops the pedagogy of projects were researched. The justification to research this age of 5 and 6 is because of the fact that these children have just left the kindergarten segment and, because of the change by the law 11.274 (Brazil,2004), they started to be part of a new school system: the Fundamental school of 9 years. Then, the objective of the research was to understand how the children of 5/6 years old inserted in a 1st grade class of an Elementary school use the movement of their body to communicate their learnings? The theoretical preconcepts adopted were the Wallon studies and, for this reason, studies of some authors were used like: Garanhani (2004, 2005, 2008) and Galvão (1992 and 2010) about the characteristics of the childhood development of this age and to understand the process of schooling in the pedagogy of projects Loris Malaguzzi ideas were used (by the studies of Hoyuelos, 2006 and 2009) to understand the process of schooling with the pedagogy of projects. The instruments for the production of data were: the participant observation and interviews based on the orientation of: Lessard - Herbert; Goyette and Boutin (2008); Andre (1993); Garcia (2011) and Cruz (2008). The analysis has been organized in three main points: the spontaneous movement of the child's body; the body movement as a support for the speech; and the child's movement with intention: the child's gesture. Therefore, the research has concluded that the first grade children of the Elementary School have specific characteristics related to the movement of their body and, are going through a process of making them meaningful, letting them become a language: the movement language. Furthermore, it depends on the kindergarten school to be conscious about the movement of the children's body as a need for development and resource for expression and communication. And not as an understanding of bad attitude of the child, namely indiscipline.
Collections
- Teses & Dissertações [8580]
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Diagnóstico de excepcionalidades : jardim de infância sítio do tio Quim
Wahrhaftig, Rosangela (1985) -
Artes plásticas : uma abordagem junto à crianças com distúrbio severo de comportamento
Miranda, Sônia Guariza (1988) -
O movimento do corpo na educação de crianças pequenas : análise de documentos do site oficial do Ministério da Educação para educação infantil
Lunardon, Aline Maria, 1993- (2021)Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo analisar como o movimento do corpo da criança é abordado nos documentos do site oficial do Ministério da Educação (MEC) para a Educação Infantil. Para tal, identificou que tipos ...