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dc.contributor.authorPagani, Clarissa Ribeiropt_BR
dc.contributor.otherSilva, Áurio Lúcio Leocádio dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-21T18:28:56Z
dc.date.available2022-06-21T18:28:56Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/28714
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Áurio Lúcio Leocádio da Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 31/05/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 225-231pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e Organizaçõespt_BR
dc.description.abstractResumopt_BR
dc.description.abstractResumo: As identidades social e pessoal, formada pelas percepções do autoconceito, possuem influências mútuas entre si. A percepção do autoconceito e, por consequência, a formação e manutenção das identidades do indivíduo, sejam elas pessoais ou sociais, possuem relação com os hábitos de consumo de produtos culturais. Essa relação se torna mais evidente quando o indivíduo participa de grupos sociais e esse consumo é relevante para a manutenção de sua permanência e reconhecimento no grupo. No caso dos cosplayers, além da influência dos demais integrantes do grupo, os indivíduos participam de uma manifestação cultural derivada do consumo prévio de produtos culturais, o que faz com que o envolvimento com esse tipo de consumo seja maior e por isso, os hábitos e comportamento de consumo se apresentem de forma peculiar nesses indivíduos. Esta pesquisa tem como objetivo analisar como o autoconceito, a identidade pessoal, a identidade social e o consumo cultural estão relacionados nos indivíduos praticantes de cosplay. Além disso, são descritos o envolvimento com a prática analisada, como são os comportamentos de consumo de produtos culturais nesses indivíduos e a participação do grupo em uma subcultura de consumo específica, formada pelos otakus. O estudo foi fundamentado teoricamente no consumo cultural e nas teorias de autoconceito, identidade pessoal e identidade social. Foram utilizadas técnicas variadas de métodos qualitativos, como entrevistas em profundidade, focus group e observação e os dados foram analisados por meio da análise do discurso. Foram encontradas todas as relações pretendidas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The social and personal identities, constructed by the perceptions of self, have mutual influences between them. The perception of self-concept and, consequently, the construction and maintenance of individual identities, whether personal or social, are related to the cultural products consumption habits. This relationship becomes more evident when the individual participates in social groups and this consumption is relevant for the maintenance of his permanence and recognition in the group. In the case of cosplayers, beyond the influence of other group members, individuals make part of a cultural event derived from the prior consumption of cultural products, which makes the engagement with this kind of consumption higher and therefore the habits and consumer behavior present in a peculiar way in these individuals. This research aims to analyze how self-concept, personal identity, social identity and cultural consumption are related in individuals practicing cosplay. Moreover, it describe the involvement with the practice analyzed, as are the cultural products consumption behavior in these individuals and group participation in a specific subculture of consumption, formed by otakus. The study was theoretically grounded in cultural consumption and theories of self-concept, personal identity and social identity. Various techniques of qualitative methods were used, such as interviews, focus group and observation and the data were analyzed through discourse analysis. All the links expected were founded.pt_BR
dc.format.extent240f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMarketing culturalpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectAssimilação culturalpt_BR
dc.subjectIdentidade socialpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleAutoconceito, identidade e consumo cultural : análise qualitativa do grupo social dos cosplayerspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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