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dc.contributor.advisorPedra, Jose Albertopt_BR
dc.contributor.authorScheffer, Elizabeth Weinhardt Opt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduaçao em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2012-10-31T15:00:53Z
dc.date.available2012-10-31T15:00:53Z
dc.date.issued2012-10-31
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/28638
dc.description.abstractResumo: No presente trabalho realizou-se uma análise hermenêutica de textos, documentos e dados obtidos através de pesquisa bibliográfica sobre a história da Química, delineando os h-orizontes da construção desse conhecimento no contexto mundial e buscando seu desenvolvimento no Brasil como ciência e como disciplina do currículo escolar do Ensino Médio. Partindo-se da reflexão sobre os caminhos históricos da ciência química, desenvolveu-se o estudo sobre a disciplina de Química no currículo escolar brasileiro verificando-se os objetivos desse ensino, as condições encontradas para sua efetivação, as alterações referentes à carga horária e programas observadas ao longo dos anos, desde sua existência como Cadeira de Química no período Imperial até a presente data. Através do resgate histórico e do levantamento dos diferentes fatores que interferiram, ou mesmo definiram o currículo escolar ao longo dos anos, pretendeu-se contribuir para o debate e para a reflexão sobre o ensino de Química no Ensino Médio, na atualidade.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectQuimica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuimica - Históriapt_BR
dc.subjectAlquimiapt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.titleQuimicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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