dc.contributor.author | Cevallos, Semitha Heloisa Matos | pt_BR |
dc.contributor.other | Dottori, Maurício Soares | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-23T19:48:14Z | |
dc.date.available | 2012-10-23T19:48:14Z | |
dc.date.issued | 2012-10-23 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1884/28516 | |
dc.description.abstract | Resumo: Sonorismo é um estilo musical que surgiu na Polônia no final dos anos 1950 e causou uma mudança fundamental nos valores da hierarquia musical: no lugar da melodia, harmonia, metro e ritmo, o som tornou-se o agente principal. As experiências do sonorismo levaram a descobertas da riqueza de novos valores sonoros. Muitos compositores brasileiros foram influenciados pelo sonorismo, mas este é um assunto que ainda carece de estudo, pois de acordo com as pesquisas há somente um artigo escrito sobre o tema. As principais fontes para esta dissertação foram as entrevistas com Edino Krieger, Marlos Nobre e Harry Crowl. Eles proveram novos dados sobre o tema, possibilitando a conclusão de como os compositores brasileiros entraram em contato com o estilo e de como começaram a utilizá-lo em suas próprias obras. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Dissertações - Musica | pt_BR |
dc.subject | Música - Polonia | pt_BR |
dc.subject | Música brasileira | pt_BR |
dc.subject | Compositores - Brasil | pt_BR |
dc.title | A recepção do sonorismo polonês por parte dos compositores brasileiros | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |