A recepção do sonorismo polonês por parte dos compositores brasileiros
Date
2012-10-23Author
Cevallos, Semitha Heloisa Matos
Metadata
Show full item recordSubject
Dissertações - MusicaMúsica - Polonia
Música brasileira
Compositores - Brasil
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
DissertaçãoAbstract
Resumo: Sonorismo é um estilo musical que surgiu na Polônia no final dos anos 1950 e causou uma mudança fundamental nos valores da hierarquia musical: no lugar da melodia, harmonia, metro e ritmo, o som tornou-se o agente principal. As experiências do sonorismo levaram a descobertas da riqueza de novos valores sonoros. Muitos compositores brasileiros foram influenciados pelo sonorismo, mas este é um assunto que ainda carece de estudo, pois de acordo com as pesquisas há somente um artigo escrito sobre o tema. As principais fontes para esta dissertação foram as entrevistas com Edino Krieger, Marlos Nobre e Harry Crowl. Eles proveram novos dados sobre o tema, possibilitando a conclusão de como os compositores brasileiros entraram em contato com o estilo e de como começaram a utilizá-lo em suas próprias obras.
Collections
- Dissertações [181]