Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMichelotto, Regina Maria, 1941-pt_BR
dc.contributor.authorCardoso Filho, Roniept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-24T17:40:18Z
dc.date.available2022-10-24T17:40:18Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifierEncpt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/28438
dc.descriptionAnexospt_BR
dc.descriptionOrientadora: Regina Maria Michelottopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e notas bibliográficaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Análise da rede escolar das séries iniciais mantida pelo Município de Castro, Paraná, rural e urbana, sob enfoque crítico, no sentido de evidenciar a presença de elementos provindos da indústria cultural e dos meios de comunicação de massa no cotidiano escolar e nos eventos que põem em contato a escola e a sociedade. Informa sobre coleção de objetos e imagens existentes no recinto escolar. Descreve eventos públicos e competições entre as unidades de ensino. Discorre sobre contribuições importantes de pesquisadores quanto à abordagem de ensino dos meios de comunicação, sobre movimentos culturais mundializados e a atuação da indústria cultural no presente momento econômico.Traz informações contextuais locais quanto a escolas, professores e alunos da rede municipal. Apóia-se em dados quantitativos: registros fotográficos da totalidade de salas de aula, e estatísticos quanto ao funcionamento das escolas. Quanto aos docentes, apresenta dados qualitativos provenientes de questionários respondidos pelos funcionários públicos estudados. Constata a necessidade de abordagem pedagógica da questão dos meios de comunicação de massa e propõe medidas de gestão do tema ligadas à esfera de atuação do governo municipal, através de sua secretaria de educação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This essay analyses the children's public school network provided by the town of Castro, Paraná, in rural and town places, from a critical standpoint, with the purpose of detaching the existence of items originated in cultural industry and the mass media at the school's daywork and at the events where schools and society get in touch. Refers to collections of objects and images present in school places. Describes public meetings and inter-school competitions. Covers the most relevant contributions of thinkers to the topic of media education, as well as about globalized culture movements and cultural industry practices in today's economy. Makes a parallel from theories and local data about schools, teachers and students of Castro's network. It is based in quantitative data as classroom pictures registration and statistics related to the schools; as well as in qualitative indications from personal assumptions made by the teachers when answering proposed questions. Perceives the necessity of a specific pedagogical approach to mass media and proposes management measures to be implemented by the town's govemment, through its education secretary.pt_BR
dc.format.extentxi, 147 f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEscolas publicaspt_BR
dc.subjectIndustria culturalpt_BR
dc.subjectMeios de comunicaçaopt_BR
dc.subjectSistemas de escolas municipaispt_BR
dc.subjectComunicação de massa na educaçãopt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleTudo a ver, com bons olhos : pertinência da educomunicação nas séries iniciais da escola pública: estudo de caso e indicativos de gestão para a rede escolar do Município de Castropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples