Search
Now showing items 1-10 of 13
Diálogos entre o currículo e formação de professores : reflexões em torno do projeto-piloto Edupesquisa
(2016)
Resumo: Essa dissertação trata da importância de discutir o currículo na formação continuada de professores, trazendo à tona a própria experiência docente e seu histórico de capacitações como demonstrativo da real necessidade ...
Lousa digital : investigando o uso na rede estadual de ensino com o apoio de um curso de formação
(2015)
Resumo: O presente trabalho investigou a utilização da Lousa Digital, entendida como uma Tecnologia de Informação e Comunicação, por professores de Matemática da rede estadual de ensino, após um curso de formação continuada ...
A formação continuada dos professores de filosofia da rede pública de ensino do Paraná entre os anos de 2004 e 2008 : análise a partir do projeto Folhas e do livro didático público de filosofia
(2016)
Resumo: Esta pesquisa investiga a formação continuada dos professores de Filosofia da rede pública de ensino do Paraná entre os anos de 2004 a 2008 a partir da produção docente via Projeto Folhas e Livro Didático Público ...
Uso, integração e apropriação de tecnologias e mídias digitais nas aulas de inglês nas escolas municipais de Curitiba
(2017)
Resumo: Esta dissertação apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória, de natureza explicativa, que foi realizada com os professores de língua inglesa que atuam nas escolas municipais de Curitiba ...
Formação do professor para uso da internet : o que querem os professores
(2016)
Resumo: Esta pesquisa está inserida na linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino, do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná - UFPR, tendo como Área de Concentração em Educação, Cultura e Tecnologia. O fato ...
O espaço escolar como ambiente alfabetizador
(2017)
Resumo: Essa dissertação apresenta uma investigação de abordagem qualitativa do tipo exploratória. Investigamos como o espaço escolar e sua organização pode se tornar um ambiente alfabetizador. O problema estudado foi: ...
O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na prática pedagógica do professor de matemática do ensino médio
(2017)
Resumo: A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica. Tem como eixo fundamentador o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação de Professores. Esta ...
O letramento digital no ensino da matemática sob a perspectiva de complexidade
(2017)
Resumo: O uso de tecnologias digitais tem transformado o campo da comunicação, permitindo o rápido acesso à informação, que por consequência, tem reconfigurado profundamente as práticas de escrita e leitura, ditas tradicionais. ...
Uso da web rádio escolar como possibilidade para mudança da prática pedagógica a partir do discurso do professor
(2017)
Resumo: A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa: Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática do Ensino, da Universidade Federal do Paraná. O ...
A educação das relações étnico-raciais na formação de professores/as da educação infantil no Município de Curitiba (2010-2015)
(2016)
Resumo: Este trabalho teve como tema a formação de professores/as da Educação Infantil (EI) realizada pela Secretaria Municipal de Educação Curitiba (SME) e a educação das relações étnico-raciais (ERER) na EI. O objeto de ...