Search
Now showing items 1-10 of 10
Transição ao primeiro ano do ensino fundamental : percepção do estresse pelas crianças, suas características psicológicas e variáveis do seu contexto familiar
(2010)
Resumo: A transição ao primeiro ano do ensino fundamental, enquanto processo instigador do desenvolvimento, é uma situação que pode provocar o estresse em crianças. As demandas cotidianas neste período especial da vida ...
Processos de escolha de livros didáticos em escolas de assentamento : diálogos e tensões
(2016)
Resumo: Apresenta resultados da investigação sobre processos de escolha dos Livros Didáticos do PNLD Campo por educadores de escolas do campo localizadas em Assentamentos da Reforma Agrária. Assume as concepções de Educação ...
Infância, políticas de educação integral/integrada e a constituição de territórios educativos : um estudo no Bairro Uberaba em Curitiba
(2016)
Resumo: Objetivou-se compreender os efeitos das políticas de Educação Integral e de Educação Integrada da Rede Municipal de Ensino de Curitiba nos processos de socialização espacial de crianças e a constituição de territórios ...
Educação para a cidadania socioambiental : estudo numa escola pública estadual do ensino fundamental do Município de Curitiba, PR
(2012)
Resumo: O estudo objetivou a analisar a Educação Ambiental (EA), focando a cidadania socioambiental no ensino fundamental de uma escola pública da Vila Parolin, em Curitiba. O referencial teórico fundamentou a pesquisa de ...
O ensino de ciências na educação especial : possibilidades de relações com o saber
(2017)
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo compreender as relações com o saber estabelecidas por estudantes com deficiência intelectual moderada a partir de uma sequência didática sobre o tema Água que contemplou diferentes ...
A educação infantil e o ensino fundamental de nove anos nas vozes de crianças e na organização do trabalho pedagógico de duas instituições de Curitiba - PR
(2012)
Resumo: A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos de duração e a consequente inclusão de crianças de seis anos - no caso do Paraná, antes mesmo dessa idade - na segunda etapa da Educação Básica suscitou o debate ...
Livros didáticos de história e experiência cultural dos alunos : estudo em uma Escola de Campo.
(2010)
Resumo:Apresenta resultados de investigação sobre manuais didáticos de História utilizados em uma Escola do Campo localizada no Município de Araucária, Paraná, pela professora e pelos alunos do 4.o ano do Ensino Fundamental, ...
Condições de qualidade das redes municipais de ensino fundamental no Brasil
(2017)
Resumo: O presente estudo teve como objetivo a construção e análise do panorama sobre as condições de qualidade de oferta do Ensino Fundamental no Brasil, com delimitação às informações das escolas de anos iniciais das ...
As apropriações da profissão docente no estágio probatório : em busca de lógicas para além da avaliação de desempenho
(2017)
Resumo: Esta pesquisa situa-se no âmbito da cultura escolar e trata do Estágio Probatório, como processo de avaliação e acompanhamento profissional inicial do trabalho de professores que ingressam por concurso público na ...
Categorias do juízo professoral em conselhos de classe : entre interpretações, julgamentos e implicações
(2017)
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir o julgamento professoral realizado pelos agentes escolares nos momentos dos conselhos de classe de turmas de sextos anos de um colégio público estadual da região metropolitana ...